viagens

França aprova passe sanitário para acesso a locais públicos

Depois de uma semana de negociações e algumas manifestações em todo o país, o parlamento aprovou o documento este domingo, 25 de julho.
Ainda não há data para o começo da medida.

Em França, o acesso a vários locais públicos passa a ser feito com a apresentação de um passe sanitário. A medida tinha gerado alguma controvérsia no país, com várias negociações a serem feitas durante a última semana, bem como manifestações com pessoas descontentes com esta alteração.

Este passe é conseguido com teste negativo, se já tiver tido a doença ou se tiver a vacinação completa. A medida foi aprovada pela assembleia do país este domingo, 25 de julho, com 156 votos a favor, 60 contra e 14 abstenções.

No entanto, existiram algumas modificações em relação à primeira versão deste documento. Entre elas está a isenção da obrigatoriedade de passe por menores, mas também no acesso a esplanadas de bares e restaurantes. O mesmo acontece nos centros comerciais, uma vez que é aí que se situam alguns supermercados.

Este passe sanitário em França deverá estar em vigor até ao final de outubro, altura que está previsto o fim do estado de urgência sanitário. A medida deverá ser implementada ainda durante o mês de agosto.

Só este domingo, França registou mais de 16 mil novos casos de Covid-19.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT