Há décadas que vários empresários ambiciosos sonham com um túnel capaz de ligar o Reino Unido aos Estados Unidos. Se atualmente um voo entre Londres e Nova Iorque demora cerca de oito horas, os defensores deste plano acreditam que a distância poderá ser encurtada para cerca de uma hora.
É aqui que entra o projeto de uma nova via-férrea, construída a cerca de 49 metros por baixo de água, que pretende ligar os dois continentes. Com um custo estimado de 19 mil milhões de euros, o projeto prevê que sejam escavados os quase cinco mil quilómetros que separam as duas metrópoles.
O transatlântico será montado a partir de inúmeros segmentos pré-fabricados e preso por cabos. Esta estrutura, descrita como inovadora, teria ainda uma tecnologia de tubo de vácuo, permitindo que os veículos cruzem o Atlântico, ao contornar a pressão da água e evitando as correntes da superfície.
Numa fase inicial, está a ser idealizado para comboios e não para carros, já que a viagem de um automóvel levaria vários dias e exige infraestruturas adicionais. Feitas as contas, um comboio — que pode atingir uma velocidade até 8 mil quilómetros por hora — reduz o tempo de viagem, entre as duas cidades, para 54 minutos.
Para tornar o plano do túnel transatlântico mais viável, vários engenheiros têm contribuído com novas sugestões. Ainda não existe um consenso sobre a proposta, seja por questões em relação à escala, custos ou funcionalidade.
Alguns empresários pensaram em construí-lo no fundo do oceano, enquanto outros preferem por cima — e até foi sugerido que fosse feito para ficar a flutuar. Ainda se falou na hipótese da propulsão a jato, para impulsionar os vagões, mas foi descartada por questões de segurança.
A avançar, porém, a construção poderá levar vários anos até ser concluída. Um troço com 50 quilómetros que conecta Inglaterra e França através do Canal da Mancha, por exemplo, exigiu seis anos de obras intensas até se tornar uma realidade. Tratam-se de 560 quilómetros de distância.
No início do ano, também foi anunciado que um novo túnel subaquático poderá ligar Espanha e Marrocos até ao final da década. Já o Fehmarnbelt, o maior túnel combinado subaquático, que vai ligar a Alemanha e a Dinamarca, deve ficar concluído em 2029.