Viagens

Novo túnel subaquático poderá ligar Londres a Nova Iorque em menos de 1 hora

O transatlântico quer atravessar o Atlântico através de um tubo de vácuo. Obra tem um custo previsto de 19 mil milhões de euros.
Serão escavados cinco quilómetros.

Há décadas que vários empresários ambiciosos sonham com um túnel capaz de ligar o Reino Unido aos Estados Unidos. Se atualmente um voo entre Londres e Nova Iorque demora cerca de oito horas, os defensores deste plano acreditam que a distância poderá ser encurtada para cerca de uma hora.

É aqui que entra o projeto de uma nova via-férrea, construída a cerca de 49 metros por baixo de água, que pretende ligar os dois continentes. Com um custo estimado de 19 mil milhões de euros, o projeto prevê que sejam escavados os quase cinco mil quilómetros que separam as duas metrópoles.

O transatlântico será montado a partir de inúmeros segmentos pré-fabricados e preso por cabos. Esta estrutura, descrita como inovadora, teria ainda uma tecnologia de tubo de vácuo, permitindo que os veículos cruzem o Atlântico, ao contornar a pressão da água e evitando as correntes da superfície.

Numa fase inicial, está a ser idealizado para comboios e não para carros, já que a viagem de um automóvel levaria vários dias e exige infraestruturas adicionais. Feitas as contas, um comboio — que pode atingir uma velocidade até 8 mil quilómetros por hora — reduz o tempo de viagem, entre as duas cidades, para 54 minutos.

Para tornar o plano do túnel transatlântico mais viável, vários engenheiros têm contribuído com novas sugestões. Ainda não existe um consenso sobre a proposta, seja por questões em relação à escala, custos ou funcionalidade.

Alguns empresários pensaram em construí-lo no fundo do oceano, enquanto outros preferem por cima — e até foi sugerido que fosse feito para ficar a flutuar. Ainda se falou na hipótese da propulsão a jato, para impulsionar os vagões, mas foi descartada por questões de segurança.

A avançar, porém, a construção poderá levar vários anos até ser concluída. Um troço com 50 quilómetros que conecta Inglaterra e França através do Canal da Mancha, por exemplo, exigiu seis anos de obras intensas até se tornar uma realidade. Tratam-se de 560 quilómetros de distância.

No início do ano, também foi anunciado que um novo túnel subaquático poderá ligar Espanha e Marrocos até ao final da década. Já o Fehmarnbelt, o maior túnel combinado subaquático, que vai ligar a Alemanha e a Dinamarca, deve ficar concluído em 2029.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT