Não se iluda: nem tudo o que vê na Internet corresponde à realidade, principalmente no que diz respeito a pontos turísticos. Se olhar para uma fotografia e achar que o cenário é demasiado bonito para ser real, prepare-se para ficar desiludido quando estiver realmente lá. Ao vivo, não há filtros que o salvem — nem os espelhos d’água incríveis que aparecem nas imagens partilhadas nas redes sociais.
Estamos a falar dos famosos Gates of Heaven (traduzido significa “Portões do Paraíso”), um dos pontos turísticos mais visitados e fotografados de Bali, na Indonésia. Todos os anos, milhares de turistas sobem mais de 1.700 degraus, com câmaras fotográficas, para chegar ao templo Pura Lempuyang, na esperança de recriar uma fotografia a posar entre as duas estruturas de pedra que guardam o templo, com o seu reflexo espelhado na água.
Quando chegam lá, chega a surpresa — e não pelos bons motivos. Ao contrário do que se vê nas fotografias das redes sociais, não existe nenhum poço ou lago no templo hindu. As fotografias impressionantes são, na verdade, criadas com a ajuda de um espelho.
O famoso espelho d’água do templo Pura Lempuyang é apenas uma ilusão, um truque fotográfico. Isto porque o efeito da paisagem refletida só é possível com o tal espelho, que está posicionado junto à lente da câmara fotográfica na altura de disparar.
@jessculotta Did you know this?! #bali #gateofheaven #gateofheavenbali #cameratricks
São os próprios balineses que, com um espelho, passam o dia ao sol para tirar as fotografias que depois vemos nas redes sociais. Os turistas podem fazer cerca de três ou quatro poses diferentes antes que os “fotógrafos” digam ao grupo para seguir em frente. No final, embora não exista nenhuma taxa definida, ficam à espera de uma gorjeta.
Apesar de ser um esquema impressionante criado pelos locais, o truque deixa sempre os visitantes desapontados, especialmente depois de ficarem à espera durante horas para registar o momento em que finalmente se encontram entre as duas estruturas de pedra.
O Pura Lempuyang faz parte de um conjunto de templos de Bali localizados no alto do Monte Lempuyang e é um dos mais antigos da cidade. Fica a 1.175 metros acima do mar e, para chegar às “Portas do Paraíso”, ainda tem de caminhar durante uns 10 a 15 minutos por escadas e uma rua bastante íngreme.
Por ser um templo religioso, há algumas regras que devem ser seguidas. A mais importante de todas é que os turistas têm de usar sarong, um tecido retangular que parece uma saia e que serve para cobrir as pernas. Mas atenção: não adianta levar um vestido ou uma saia, quem não tem um sarong oficial não pode mesmo entrar lá dentro.
Como lá chegar
Primeiro que tudo, terá de comprar um voo até Bali, na Indonésia. Com partida de Lisboa, encontra bilhetes de ida e volta desde 856€. Ainda não existem transportes públicos que o levem até ao Gates of Heaven, pelo que terá de alugar uma mota ou fazer uma tour.
De seguida, carregue na galeria para ver as fotografias “falsas” destas Portas do Paraíso em Bali.