Viagens

A loucura do maior desfile de Halloween do mundo

O Village Halloween Parade aconteceu, como sempre, esta quinta-feira, 31 de outubro, em Nova Iorque.
Aconteceu esta quinta-feira, 31 de outubro.

O Halloween não é só a altura mais assustadora do ano. Nos Estados Unidos, é a altura ideal para locais e turistas mostrarem toda a sua criatividade, com looks tão deslumbrantes quanto extravagantes — e muito assustadores. Um dos momentos altos do dia é o Village Halloween Parade, um mega desfile que percorre as ruas do bairro nova-iorquino de Greenwich Village, desde Canal Street até a West 15th Street.

A tradição remonta a 1973, quando o escultor de marionetes e extravagante fabricante de máscaras, Ralph Lee, decidiu organizar um desfile de fantoches para os miúdos que moravam perto da residência de artistas Westbeth Artists Community, para celebrar o Dia das Bruxas. No ano seguinte, voltou a organizar o evento e mais 200 adultos e crianças participaram. Em 1975 voltou a acontecer. Mas dessa vez, com a ajuda da produção do Teatro de Nova Iorque, o número de pessoas a participar subiu para 1.500. A nova gestão introduziu também mais elementos no programa, incluindo um baile de Halloween após o desfile, que foi um sucesso.

Nos anos seguintes e tradição manteve-se com o número de envolvidos (e fantoches) a aumentar. Em 1985, dada a afluência de fantasiados, tiveram de alterar a rota e passar pela Sixth Avenue e pela 22nd Street. Desde aí que continua a aumentar no número de pessoas e na quantidade de visitantes e curiosos que querem assistir à parada.

O Greenwich Village é considerado o maior desfile do mundo. Este ano, para a 51ª edição, o tema escolhido foi “Miau”, inspirado no musical de Andrew Lloyd Webber, “Cats”. Dezenas de milhares de pessoas marcaram presença naquele que é um dos maiores espetáculos públicos do ano e as fantasias cumpriram a expectativa. 

“No minuto em que a frase foi dita sobre as mulheres que têm gatos — desde Taylor Swift até à mais anónima — todos ficaram entusiasmados com o tema”, disse a diretora do Desfile de Halloween da Vila, Jeanne Fleming, à “ABC”.

A partir das 18h30, mais de 50 mil pessoas vestidas de gatos, esqueletos em carros alegóricos ou na pele de mulheres com vassouras encheram as ruas de Nova Iorque. 

Embora a espontaneidade seja parte integrante da essência do desfile, a preparação e as apresentações são tudo menos isso. O desfile já ganhou um Obie Award e foi reconhecido pela Municipal Arts Society e Citylore pelas contribuições culturais que dá à cidade de Nova Iorque. Durante a parada há ainda tempo para homenagens a um dos maiores temas da pop para a quadra. Dezenas de participantes juntam-se num género de flash mob para dançar “Thriller” de Michael Jackson.

Carregue na galeria para ver mais imagens do maior desfile de Halloween do mundo.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT