O Halloween não é só a altura mais assustadora do ano. Nos Estados Unidos, é a altura ideal para locais e turistas mostrarem toda a sua criatividade, com looks tão deslumbrantes quanto extravagantes — e muito assustadores. Um dos momentos altos do dia é o Village Halloween Parade, um mega desfile que percorre as ruas do bairro nova-iorquino de Greenwich Village, desde Canal Street até a West 15th Street.
A tradição remonta a 1973, quando o escultor de marionetes e extravagante fabricante de máscaras, Ralph Lee, decidiu organizar um desfile de fantoches para os miúdos que moravam perto da residência de artistas Westbeth Artists Community, para celebrar o Dia das Bruxas. No ano seguinte, voltou a organizar o evento e mais 200 adultos e crianças participaram. Em 1975 voltou a acontecer. Mas dessa vez, com a ajuda da produção do Teatro de Nova Iorque, o número de pessoas a participar subiu para 1.500. A nova gestão introduziu também mais elementos no programa, incluindo um baile de Halloween após o desfile, que foi um sucesso.
Nos anos seguintes e tradição manteve-se com o número de envolvidos (e fantoches) a aumentar. Em 1985, dada a afluência de fantasiados, tiveram de alterar a rota e passar pela Sixth Avenue e pela 22nd Street. Desde aí que continua a aumentar no número de pessoas e na quantidade de visitantes e curiosos que querem assistir à parada.
The Thriller Dance 2024! The best part of the West Village Halloween Parade in New York City. What a fun night! 🧟♀️🧟🎃👻 #Halloween pic.twitter.com/XCZoqNLOKO
— NewYorkCityKopp (@newyorkcitykopp) November 1, 2024
O Greenwich Village é considerado o maior desfile do mundo. Este ano, para a 51ª edição, o tema escolhido foi “Miau”, inspirado no musical de Andrew Lloyd Webber, “Cats”. Dezenas de milhares de pessoas marcaram presença naquele que é um dos maiores espetáculos públicos do ano e as fantasias cumpriram a expectativa.
“No minuto em que a frase foi dita sobre as mulheres que têm gatos — desde Taylor Swift até à mais anónima — todos ficaram entusiasmados com o tema”, disse a diretora do Desfile de Halloween da Vila, Jeanne Fleming, à “ABC”.
A partir das 18h30, mais de 50 mil pessoas vestidas de gatos, esqueletos em carros alegóricos ou na pele de mulheres com vassouras encheram as ruas de Nova Iorque.
Embora a espontaneidade seja parte integrante da essência do desfile, a preparação e as apresentações são tudo menos isso. O desfile já ganhou um Obie Award e foi reconhecido pela Municipal Arts Society e Citylore pelas contribuições culturais que dá à cidade de Nova Iorque. Durante a parada há ainda tempo para homenagens a um dos maiores temas da pop para a quadra. Dezenas de participantes juntam-se num género de flash mob para dançar “Thriller” de Michael Jackson.
Carregue na galeria para ver mais imagens do maior desfile de Halloween do mundo.