Viagens

GNR resgatou tartaruga de 10 quilos que andava pelas ruas de Pedrógão Grande

Animal pertence a uma espécie protegida e pode pôr em risco as espécies locais.
O animal foi resgatado

Foi no passado domingo, 5 de abril, que o Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) de Pombal, pertencente ao Comando Territorial de Leiria da GNR resgatou uma tartaruga leopardo africana. O animal andava pelas ruas de Vila Facaia, uma localidade de Pedrógão Grande, pelo que o alerta foi dado pelos populares.

A tartaruga leopardo africana, de nome científico Stigmochelys pardalis, tinha 40 centímetros de comprimento e dez quilos. Tratando-se de uma espécie protegida ao abrigo da Convenção do Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (CITES), o animal foi entregue no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) do Centro, na Mata do Choupal, em Coimbra.

“A GNR recorda que, tratando-se de uma espécie invasora com poucos predadores naturais em Portugal, a tartaruga leopardo africana reproduz-se muito facilmente em estado selvagem, podendo tornar-se um fator de ameaça para a sobrevivência das tartarugas autóctones, uma vez que estão a competir pelo mesmo alimento, e porque podem alterar a genética das restantes espécies”, pode ler-se ainda no comunicado feito através das redes sociais.

O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) de Pombal, ontem, dia 5 de abril,…

Posted by GNR – Comando Territorial de Leiria on Tuesday, April 6, 2021

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT