NiTcom

Gotemburgo recebe a nova casa espetacular da Volvo — o mundo nunca viu nada assim

World of Volvo será um local de convívio e estudo, capaz de receber todo o tipo de espetáculos e eventos. O acesso é gratuito.
Um espaço moderno bem ao estilo escandinavo.

Gotemburgo passará a ter um espaço multifunções aberto para toda a gente. O World of Volvo vai combinar um vasto jardim com um edifício monumental no centro da capital da Suécia— onde tudo pode acontecer. De espetáculos a exposições, passando por reuniões ou só um café com amigos, este local pretende ser um ponto de encontro na cidade. A inauguração acontece este domingo, 14 de abril, data que marca o 97.º aniversário da Volvo.

Aqui os visitantes vão poder usufruir da natureza, mas também da tecnologia. Com cinco pisos e 22 mil metros quadrados, este experience center está pronto para receber exposições, concertos, conferências e eventos gastronómicos. Ao mesmo tempo, será um local aberto ao público gratuitamente para convívio, encontros de negócios ou até um spot tranquilo para estudar.

“Estamos ansiosos por ver os encontros que passarão a ter lugar entre os nossos visitantes e as diferentes partes da exposição. Esperamos e acreditamos que isto — o encontro entre pessoas, tecnologia e criatividade — seja algo verdadeiramente fora do comum”, adianta Magnus Wrahme, CEO do World of Volvo.

O edifício assemelha-se a uma árvore gigante, com grandes janelas de vidro e um extenso espaço verde em redor. Está localizado ao lado da E6, mesmo a sul do parque de diversões Liseberg. Este conta com pequenos nichos com mesas ou sofás, onde é possível trabalhar, estudar e relaxar, mas também alguns auditórios, mais ou menos privados.

Por trás deste projeto está o conceito local de “allemansrätten”, que denota o direito fundamental que todos os cidadãos partilham à natureza, sendo também por esta razão que o edifício é totalmente construído em madeira.

O local conta ainda com uma exposição permanente, que desafia os visitantes a embarcarem numa viagem pela história da Volvo, do passado ao futuro. Veículos icónicos, histórias da vida e experiências interativas extraordinárias são algumas das atrações desta exposição centrada no ser humano e na sua visão para um futuro melhor.

O World of Volvo tem ainda dois restaurantes com menus assinados pelo premiado chef de cozinha Stefan Karlsson e conceito gastronómico de Götaplatsgruppen, famoso restaurateur sueco encarregue de realçar o compromisso da Volvo para com a qualidade e a sustentabilidade, optando por ingredientes locais e sazonais. O Ceno Brasserie é um restaurante aberto ao público e Ceno On Top destina-se a convidados de conferências e grupos maiores.

Uma história de segurança com 97 anos

10 horas da manhã, de 14 de abril de 1927. Neste preciso minuto, o primeiro carro da Volvo andou numa estrada. O momento histórico aconteceu em Lundby, na Suécia, quando o gestor de vendas da empresa saiu da fábrica num modelo Volvo ÖV4, que ficaria conhecido como “Jakob”. Este descapotável azul-escuro, com motor de 4 cilindros, tinha a carroçaria construída sobre um quadro de madeira de faia e freixo, coberta com folha metálica. 

“Os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança”. Tudo nasceu neste mote simples, idealizado por Assar Gabrielsson e Gustav Larson, os fundadores da empresa sueca. 

Ao longo dos 97 anos de existência, a segurança foi sempre o eixo que destacou esta construtora em relação a todas as outras. Desde o primeiro dia que o grande objetivo foi construir um automóvel suficientemente robusto e preparado para o clima inóspito e os rigorosos invernos da Escandinávia, contrariando a elevada sinistralidade rodoviária naquele país.

Com esse pilar mais que estabelecido, desde 2021 que a Volvo tem apostado noutra vertente: a sustentabilidade. Prova disso é o seu lugar dianteiro face aos concorrentes na eletrificação da frota — afinal, tem o objetivo de comercializar apenas automóveis 100 por cento elétricos até 2030 e, dez anos mais tarde, poder afirmar-se como uma empresa de impacto ambiental neutro.

O sucesso, tanto nas vendas globais como nos objetivos de sustentabilidade, não parece ser difíceis de alcançar. O interesse pelos veículos elétricos traduziu-se, já no primeiro trimestre de 2024, num aumento de 12 por cento nas vendas da Volvo, com mais de 182 mil unidades vendidas por todo o mundo.

Carregue na galeria para conhecer melhor este novo espaço social e cultural construído no centro da capital da Suécia.

ver galeria

Áudio deste artigo

Este artigo foi escrito em parceria com a Volvo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT