Viagens

Governo francês alerta: “Quem ainda não reservou as férias, evite Portugal”

Espanha também está entre os países desaconselhados pelo executivo francês.
Palavras de secretário de Estado francês.

Clément Beaune, secretário de Estado francês para os Assuntos Europeus, deu uma entrevista canal “France 2” nesta quinta-feira, 8 de julho, onde pediu cautela aos franceses nesta altura, em particular tratando-se de viagens de turismo. E foi específico: Portugal e Espanha são países a evitar.

O aviso de que “a pandemia não acabou” foi acompanhado de sugestões concretas: “Quem ainda não reservou as férias, evite Portugal, Espanha. É melhor ficar em França ou ir para outros países”, cita a “TVI 24”.

As declarações surgem um dia após Portugal ter ultrapassado os mais de três mil novos casos de Covid-19 num dia, valores que não se verificavam desde o passado dia 11 de fevereiro.

Os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde, de quarta-feira, 7 de julho, fizeram-se acompanhar igualmente de uma nova matriz de risco, em que a escala anterior de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias (valor que Portugal já atingira) foi alargado para uma nova escala, de 480 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Nesta altura, a Região de Lisboa e Vale do Tejo continua a ser que conta com maior número de novos casos, algo que levou, aliás, a que Lisboa recuasse nas etapas de desconfinamento. Alguns concelhos do Algarve têm causado igualmente preocupação mas os dias mais recentes dão também já conta de aumento do número de casos na região Norte.

Portugal regista um total de 896.026 casos confirmados desde o início da pandemia. Ao todo, já morreram 17.126 pessoas na sequência de complicações da doença.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT