Viagens

Greves nas empresas de handling antecipam caos nos aeroportos no Natal e Ano Novo

A ANA recomenda aos passageiros com voos marcados que confirmem a situação dos voos. Paralisações vão afetar os serviços em terra.
Fique atento.

Se vai viajar entre o Natal e a passagem de ano, fique atento aos possíveis constrangimentos nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Porto Santo.

Quatro sindicatos anunciaram greve na Portway para os dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro, que se junta-se à paralisação parcial já convocada pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA) para a Menzies (anteriormente Groundforce).

“Devido à greve convocada por alguns sindicatos das empresas de prestação de assistência em escala (agentes de handling) nos dias 22, 23, 24, 25, 26, 31 de dezembro e 1 de janeiro, poderão existir alguns constrangimentos”, alertou a ANA Aeroportos de Portugal, esta sexta-feira, 20 de dezembro.

A paralisação é motivada por reivindicações salariais. Os sindicatos apontam para os vencimentos são inferiores ao salário mínimo nacional, fixado em 820€ para 2024, e para o incumprimento do pagamento das horas noturnas conforme estipulado no acordo da empresa. Adicionalmente, contestam também a intenção da gestão em exigir que os funcionários que prestam assistência em terra paguem o estacionamento.

A Portway e os sindicatos Sindav, STHAA, Sitava e Simamevip tentaram chegar a um entendimento numa reunião agendada para 17 de dezembro, mas sem sucesso. Assim, a greve programada para o período natalício mantém-se. Paralelamente, o SIMA não obteve resposta às reivindicações dos trabalhadores da Menzies Portugal, o que significa que a paralisação prevista para os dias 22 e 26 de dezembro também se mantém.

A paralisação parcial terá uma duração de duas horas nas entradas e/ou saídas dos turnos, abrangendo o período entre a meia-noite do dia 22 e as 23h59 do dia 26 de dezembro. Além disso, entre as primeiras horas de 24 de dezembro e as últimas de 1 de janeiro, a greve afetará todo o trabalho suplementar.

A ANA recomenda a todos os passageiros com voos marcados para estas datas que confirmem a situação do seu voo junto da companhia aérea ou da agência de viagens.

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