Viagens

Há duas cidades portuguesas entre os 50 melhores destinos do mundo de 2022

A revista internacional “TIME” destacou a beleza natural da ilha da Madeira e as cidades pitorescas do Alentejo.
Conheça os 50 melhores destinos de 2022.

Agora que estamos praticamente livres das restrições para viajar, já não há desculpas para adiar aquela viagem que ficou pendente durante tanto tempo. Para dar um empurrão aos mais indecisos, a equipa da influente revista internacional “TIME” fez uma seleção dos melhores destinos do mundo a visitar ainda este ano.  A escolha foi feita pela rede de correspondentes e colaboradores que nomearam os lugares que oferecem sobretudo experiências inesquecíveis e emocionantes. Não é de estranhar, portanto, que duas cidades portuguesas tenham sido destacadas pela revista.

Segundo a “TIME”, o Alentejo e a Madeira são dois destinos imperdíveis para quem procura umas férias de sonho. No que diz respeito à ilha portuguesa, a revista destaca o vinho, as maravilhas naturais e os resorts de luxo. 

“A Madeira pode ter sido originalmente conhecida pelo seu vinho fortificado homónimo, que ainda é envelhecido em barris de carvalho artesanais, mas esta ilha portuguesa inexplorada na costa de Marrocos também é o sonho de um amante de aventura”, escrevem os repórteres. Repleta de maravilhas naturais, é o destino perfeito para caminhadas, escalada e mergulho. 

A juntar a estas atividades de aventura, a publicação destaca ainda o incrível nascer do sol no topo do Pico Ruivo — o mais alto da Madeira —, as cascatas que embelezam a ilha e os “caminhos pedonais que adjacentes aos canais de irrigação que datam do século XV”. Sem esquecer os resorts de luxo procurados por turistas de todo o mundo e o icónico grupo hoteleiro da Madeira, o Savoy Signature, que inaugurou recentemente o moderno hotel NEXT no Funchal. 

No local onde antes estava o antigo Madeira Regency Club, bem no centro do Funchal e junto ao mar, o Next é um hotel pensado para férias, repouso, descanso, mergulhos, passeios e gastronomia. Mas também para millennials, nómadas digitais, pessoas constantemente ligadas por motivos pessoais ou profissionais. 

A unidade hoteleira foi inaugurada em julho do ano passado e tem acesso direto ao mar, uma piscina exterior de água salgada e outra interior, um rooftop com uma vista incrível com piscina infinita e ainda spa com sauna, banho turco, fonte de gelo, áreas de tratamentos e ginásio.

Como exemplo de experiências incríveis, na piscina de água salgada, os hóspedes podem meditar ao nascer ou ao pôr-do-sol, fazer stand up ioga ou biodança. No 11.º andar, por exemplo, a piscina tem um sistema de som que permite ouvir música debaixo de água.

O renovado Hotel Riu Madeira, uma unidade hoteleira com tudo incluído que reabriu em abril com dois novos restaurantes, também não passou despercebido à equipa da revista. Assim como o bar do terraço recém-inaugurado do Three House Hotel, que oferece vistas deslumbrantes sobre o Funchal e o oceano.

Para os que preferem uma zona mais rural, a “TIME” sugere o Alentejo. “Ao descer entre Lisboa e Algarve, o Alentejo — a região mais rural e menos povoada de Portugal — tem várias cidades pitorescas separadas por sobrais e olivais”, escrevem. Se a Madeira é o lugar ideal para partir à aventura, o Alentejo é a região onde tudo acontece sem pressa.

Há, contudo, uma cidade alentejana que mereceu referência: Estremoz. É lá que se pode encontrar o novo Museu Berardo Estremoz, “que preserva o artesanato tradicional do que é exemplo a azulejaria”.  Destacam ainda o trilho de cerca de 16 quilómetros pelo Parque Natural da Serra de São Mamede, em Esperança, que leva os caminhantes a passar por pinturas rupestres de seis mil anos e aves de rapina, e a Vila do Gin, o parque temático em Silves que é dedicado aos adultos que não conseguem resistir a esta bebida.

No que diz respeito ao alojamento, o novo Octant Évora, “aninhado entre pomares e prados”, o Travassos 11, o Hotel o Canto e o Vila Galé Collection Elvas são outras das sugestões da revista. Esta última unidade de quatro estrelas, em Elvas, foi inaugurada em 2019 e presta homenagem à história de Portugal. Situado dentro das muralhas, junto ao baluarte poente, tem como tema principal as fortificações militares portuguesas espalhadas pelo mundo.

A decoração dos 79 quartos e outras zonas comuns conta também com imagens e objetos inspirados na temática. O hotel tem dois restaurantes — o Versátil e o Inevitável —  e o Bar Conde de Lippe. Há também piscina exterior e um spa, o Satsanga, com salas de massagens, jacuzzi, banho turco, sauna e piscina interior.

Se procura umas férias fora de Portugal, carregue na galeria para conhecer os 50 melhores lugares do mundo para visitar em 2022, segundo a revista “TIME”.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT