Viagens

Há um incrível parque aventura a nascer em Castro Daire

O novo Pombeira Adventure Park vai ter um miradouro, canyoning, pontes himalaias e vários trilhos.
As vistas vão ser incríveis

Está a ser criado um novo motivo para visitar as Montanhas Mágicas, em Castro Daire. Chama-se Pombeira Adventure Park e, tal como anunciou a autarquia a 27 de fevereiro, os trabalhos estão prestes a começar.

As Montanhas Mágicas já são conhecidas por outras atrações como os Passadiços do Paiva, a Rota da Água e da Pedra, as termas de S. Pedro do Sul e do Carvalhal e vários outros lugares de interesse desportivo, por exemplo. Agora, esta obra irá trazer ainda mais entusiastas da natureza a este concelho da zona centro.

“Esta aposta num parque aventura, no lugar da Pombeira (ponto de interesse da Rota da Água e da Pedra), tem como objetivo principal a atração turística ao território através da valorização dos recursos endógenos, em especial dos recursos naturais associados à Rede Natura 2000, Rio Paiva e Serra do Montemuro”, explica em comunicado a Câmara Municipal de Castro Daire.

Aqui haverá atividades para todos os gostos, desde simples rotas de caminhada a miradouros ou atividades radicais. À entrada para todas as rotas haverá uma receção e um parque de estacionamento. Depois, haverá diversas valências como a descida do rio em canyoning.

O ponto de destaque deste parque será o Miradouro da Pombeira, feito numa zona de grande atração turística, onde será possível observar todo o parque. Estará instalado numa plataforma de 12 metros, em que nove deles serão “suspensos sob a falésia e a cascata da Pombeira, criando a sensação ao visitante/turista de estar a flutuar sob o parque”.

A subida até esse miradouro será feita ainda pela Via Ferrata, que vai subir e descer paredes rochosas ao longo do rio, alternando entre as duas margens, que estarão ligadas por três pontes himalaias. Através destas será possível também observar as lagoas desta zona.

Quem preferir algo mais simples e menos exigente terá o Trilho de Aventura, com cinco quilómetros de comprimento, com um traçado circular que começa e acaba no miradouro. Este terá ainda “ligação ao Percurso Pedestre já existente (PR8 – Trilho da Pombeira) que permitirá a ligação aos moinhos e à cascata da Pombeira”, numa extensão total de 6,2 quilómetros.

Ao todo, o projeto inicial deverá representar um investimento de 200 mil euros, como terá explicado o presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Paulo Almeida, citado pelo “Notícias de Viseu”, em 2020.

POMBEIRA ADVENTURE PARK – UM NOVO PARAÍSO A NASCER O Município de Castro Daire adjudicou a empreitada para a criação…

Posted by Município de Castro Daire on Saturday, February 27, 2021

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT