Viagens

Há um novo trilho incrível que vai de Manhattan até ao Canadá

São cerca de 1.200 quilómetros para percorrer a pé ou de bicicleta.
A pé ou de bicicleta.

“Não há outro trilho assim nos EUA”. As orgulhosas palavras são de Andrew Cuomo, governador de Nova Iorque, e foram proferidas em 2017, quando o projeto foi anunciado. Agora, o ambicioso trilho é já uma realidade.

Na prática, é possível ir a pé ou de bicicleta desde o luxuoso centro de Manhattan até à bem rural zona de Buffalo, junto à fronteira com o Canadá. Mas não é tudo: o projeto desenhado em forma de T permite que, seguindo para norte à saída da Big Apple, seja possível virar à esquerda para Buffalo, ou à direita para Albany, já perto da fronteira do estado vizinho de Massachusetts.

O trilho não foi todo construído de raiz. Na verdade foi a ligação de toda uma rede de trilhos mais locais que atravessavam zonas menos urbanas do estado de Nova Iorque. Ao todo, são cerca de 1.200 quilómetros que se podem percorrer.

O nome dado ao trilho mostra também o orgulho nova-iorquino: chama-se Empire State Trail, em referência ao icónico arranha-céus. A abertura oficial do caminho foi no último dia de 2020 e entretanto já tem sido percorrido (e muito fotografado).

O percurso pode ser feito por pessoas de todas as idades e a maior parte da viagem é acessível, mesmo para quem tem deficiências de mobilidade. Pelo caminho há edifícios históricos, atrações culturais, zonas vinícolas, passagens paralelas a linhas de comboio e zonas de parque natural.

Um estudo recente da “Lonely Planet” estima que cerca de nove milhões de pessoas, entre turistas e residentes, vão passar por parte do trilho todos os anos. É verdade que a pandemia afetou e muito os números do turismo mas esta infraestrutura promete ser uma alternativa mais natural às aglomerações nas cidades.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT