Viagens

Há uma misteriosa exposição de arte subaquática para descobrir no Chipre

É um inovador museu com noventa e três esculturas debaixo de água. Fica na praia de Pernera, em Ayia Napa.
É mágico.

Em julho de 2021, foi inaugurado um inédito museu de arte subaquático, na costa do Chipre. Esta novidade explora a relação entre as pessoas e a natureza, contando com noventa e três esculturas afundadas. Qualquer pessoa pode aventurar-se nesta experiência debaixo de água, fazendo mergulho com botija ou snorkeling.

Esta exposição um tanto ou quanto misteriosa foi desenhada por Jason deCaires Taylor e fica na praia de Pernera, em Ayia Napa. Trata-se de uma floresta submersa que, além de estátuas dispersas no fundo do mar, tem várias árvores e elementos alusivos a vegetação, de forma a consciencializar os visitantes sobre a crise climática atual e a devastação do habitat de inúmeras espécies.

Porém, há também uma mensagem positiva a passar, centrada numa benéfica intervenção humana nos oceanos para um futuro mais sustentável. “Espero que isto dê aos visitantes uma sensação de esperança, juntamente com uma sensação de que o impacto humano nem sempre é negativo. Que podemos reverter algumas das coisas que fizemos”, afirmou o autor desta inovação subaquática à CNN Travel.

As esculturas assumem um estilo mágico e místico, combinando um estilo tradicional com um design contemporâneo. Chegam a medir mais de oito metros de altura e a pesar 13 toneladas, cada uma. Além disto, como têm um pH neutro e não impactam negativamente o meio ambiente, o objetivo é que esta zona se torne o habitat de inúmeros animais, corais e plantas aquáticas.

Portanto, estas estruturas assumem um “duplo propósito”, porque não são apenas obras de arte, e atuam também como “recifes artificiais”, revelou Jason Taylor à “Euronews”. E são um excelente exemplo de uma favorável interação humana com o meio ambiente. A construção de todo o museu custou 1,1 milhão de dólares (931 mil euros). 

Os visitantes podem nadar pela floresta submersa e atingir uma profundidade de 10 metros, numa experiência que dura, em média, uma hora. Para fazer scuba diving, os visitantes devem ser mergulhadores certificados. Quanto ao snorkeling, não é necessário os visitantes terem qualquer certificação, mas devem fazer uma reserva prévia e aceitar os termos e condições em vigor.

Pode saber mais detalhes sobre esta experiência imersiva na plataforma online. A seguir, carregue na galeria para ficar a conhecer melhor este incrível museu debaixo de água.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT