Viagens

Esta praia na Austrália tem areia vermelha — e água azul turquesa

É considerado um dos locais com mais biodiversidade do mundo.
Um sítio diferente do habitual.

Este não é o ano para grandes viagens, mas não deixa de ser bom conseguir viajar a partir de casa. Seja através de fotografias, textos ou vídeos, é possível ver alguns dos lugares mais incríveis do mundo à distância de um clique, ou até planear o futuro.

E é mesmo no outro lado do mundo que se encontra uma das praias mais incríveis e ainda por descobrir para muitos dos viajantes internacionais. Há uma praia com areia vermelha e cor de água turquesa na Austrália, mais concretamente em Broome, no Estado Ocidental deste país insular. 

Na verdade, não é apenas uma praia, mas sim uma baía. A Roebuck Bay é memorável para qualquer pessoa que visite, veja imagens ou vídeos deste local australiano. O nome deste sítio é dado em homenagem ao HMS Roebuck, um navio do capitão William Dampier, que explorou a costa Ocidental da Austrália, em 1699. Agora, além das areias vermelhas, é um excelente local para ver migrações de pássaros e diferentes animais no seu habitat natural. 

Definir os limites desta baía pode ser um desafio. Nos mapas, normalmente pode ver-se o encontro do mar com a areia das praias, rodeada pelas rochas. No entanto, quando a maré está baixa, o mar fica relativamente distante da encosta  — mais de 150 quilómetros quadrados ficam expostos nesta altura do dia, mostrando uma parte nova.

A beleza deste local é comprovada com as fotografias e vídeos. Mas o que interessa perceber é a cor da areia desta praia australiana. As mudanças nos níveis do mar ao longo de milhões de anos resultaram na decomposição de sedimentos que cobrem esta região. Por sua vez,  a erosão da areia, provocada pela mudança dos ventos, acabou por originar areia com estes tons encarnados 

Ainda que este ano a Austrália não seja um destino propriamente acessível — tendo em conta que as fronteiras vão estar, muito provavelmente, fechadas até 2021 — há um hotel único situado na ponta desta baía que vale a pena guardar na sua lista. O Echo Beach Resort é um hotel de 4 estrelas, a menos de uma hora de Broome, com uma noite a custar em média 125€, e que oferece três tipos de alojamento distintos.

Pode ficar com a sua família ou amigos numa das 25 Eco Villas, ligados por um passadiço de madeira de um quilómetro, ou passar umas noites numa das 30 tendas, se quiser uma experiência mais próxima da natureza.

Há ainda a possibilidade de uma aventura mais luxuosa nas Beach Houses, com preços a começar nos 478 euros por noite, que têm cozinhas totalmente equipadas e varandas com vista para Oceano Índico. Se ainda não está convencido, o hotel tem uma piscina infinita com vista para o mar.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT