Viagens

Hospedeira avisa: pela sua saúde, nunca beba chá ou café numa viagem de avião

Vídeo com as dicas da profissional tornou-se viral e é um dos assuntos do momento.
Tome nota

Podemos não saber muito bem quando isso vai acontecer, mas há uma ideia que temos em mente: voltar a viajar — e muito — assim que a pandemia permita. Isso implica, em grande parte dos planos, ter de apanhar um avião. Se esse é o caso, ou se é um utilizador frequente deste meio de transporte, há um alerta a que deve estar atento.

Kat Kamalani é hospedeira e partilhou um vídeo no TikTok que já conta com mais de 317 mil visualizações e milhares de partilhas e comentários. O tópico do vídeo e o motivo pelo qual este se tornou viral é o alerta que faz para que os passageiros nunca bebam chá ou café num voo.

Esta dica vai até mais longe, quando a profissional aconselha a que não bebam qualquer bebida que não esteja em garrafa ou lata. Isto é o que fazem os próprios tripulantes dos aviões e o motivo é simples de explicar, é que as máquinas de café “raramente são limpas, a não ser que estejam avariadas”.

@katkamalani

Just promise me you won’t 🤢 #flightattendantlife #travelhacks #traveler #cleaninghacks #influencers #foodhack

♬ original sound – Kat Kamalani

Embora os recipientes ou jarras onde são servidas as bebidas sejam limpos entre cada voo, as máquinas em si não são, acumulando-se todo o tipo de potenciais causadores de perigos para a saúde. Além disso, as máquinas de bebidas quentes costumam ficar mesmo à beira das casas de banho, como alerta Kat.

Nos EUA, há leis que regulam a qualidade da água que é servida nos aviões, mas isso aplica-se apenas à água que é para lá levada em garrafões ou tanques, não exatamente à água que é servida. Ainda assim, não são tão raras as vezes em que são registados resultados positivos em testes para bactérias como E. coli.

Durante o vídeo Kat Kamalani deixa ainda a dica a pais que viagem com crianças pequenas para não pedirem água quente para os biberões dos filhos. Em vez disso, peçam uma garrafa de água selada e um copo com água quente. Encham o biberão com a água da garrafa e depois aqueçam em banho-maria no copo para evitar precisamente usar a água quente servida pelas companhias aéreas.

Fica ainda um conselho de investigadores desta área: quando for à casa de banho num avião, mesmo depois de lavar as mãos à saída, aplique também álcool em gel no final. É uma questão de segurança.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT