Viagens

Ilha italiana oferece estadia gratuita a jovens que fizerem trilho histórico

A caminhada por antigas minas, dunas e falésias da Sardenha tem 500 quilómetros. Menores de 35 anos podem inscrever-se.
Ideal para quem adora caminhar.

Com uma extensão de 500 quilómetros, o Caminho Mineiro de Santa Bárbara apresenta aos peregrinos uma Sardenha diferente do que estão à espera. O destaque não são as praias de águas cristalinas e areias brancas, nem as montanhas e florestas da ilha italiana. Aqui o desafio é atravessar um trilho que liga antigas minas e sítios arqueológicos.

Criado em homenagem à padroeira dos mineiros, o projeto foi inaugurado oficialmente em 2016. Desde então, tem atraído um número crescente de visitantes, sobretudo caminhantes apaixonados por história e natureza. A verdade é que não faltam esforços para promover a iniciativa entre jovens fora da ilha ou até mesmo do país.

Para todos os interessados, a Fundação Cammino Minerario di Santa Barbara (CMSB) oferece alojamento gratuito a todos os menores de 35 anos que fizerem o percurso. A iniciativa Let’s go in Cammino inclui três noites de alojamento gratuitas por pessoa, em parques de campismo e B&Bs, com pequeno-almoço incluído.

A iniciativa regressa a 15 de setembro, após uma pausa durante os meses de pico do verão. Se quiser começar já a planear a viagem, pode inscrever-se no projeto e aproveitar as paisagens do destino italiano até 31 de dezembro de 2024.

Antes de se inscrever, deve saber que o trilho é dividido em 30 etapas com uma extensão média de 16 quilómetros. No total, a caminhada demora cerca de um mês a ser concluída e leva os peregrinos por dunas de areia, florestas de carvalhos, aldeias desertas e falésias no alto do Mediterrâneo, além das ruínas de minas nesta paisagem costeira.

Os interessados em conhecer a Sardenha precisam de obter um passaporte de caminhante, disponível no site da fundação CMSB. O documento tem uma taxa de adesão de 5€ e, após o pagamento, vai receber no email três vouchers para utilizar quando fizer reservas. Pode escolher entre os 24 alojamentos ligados à fundação com opções de quartos para partilhar.

 

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT