Viagens

Inacreditável: alugar uma casa em Manhattan custa, em média, 5 mil euros por mês

É o valor mais alto de sempre. É quase impossível morar num dos bairros mais famosos de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
É absurdo.

Os preços das casas em Lisboa já não são para todos os bolsos, mas em Manhattan, nos Estados Unidos da América, são completamente absurdos. Pela primeira vez, o valor médio mensal para alugar um apartamento no bairro mais famoso e visitado de Nova Iorque atingiu os 5 mil euros.

O valor consta do relatório divulgado pela imobiliária Douglas Elliman que compila os preços das rendas dos imóveis para habitação praticados em Manhattan em junho de 2022.

Este preço médio, o mais elevado alguma vez registado na cidade, representa um aumento de 29 por cento em relação ao ano passado. Segundo Jonathan Miller, da empresa de consultoria Miller Samuel, esta subida deve-se ao aumento das taxas de hipoteca, que “levou as pessoas para o mercado do arrendamento”. Um mercado que já atravessava um momento complicado, nda antes da subida dos valores cobrados pelos empréstimos à habitação.

Parte do problema deve-se à escassa oferta casas disponíveis para alugar num dos bairros mais densamente habitados dos Estados Unidos, mas que tem apenas cerca de 60 quilómetros quadrados.

De acordo com o relatório divulgado pela PropertyShark (uma empresa agregadora de dados e estatísticas sobre o mercado imobiliário norte-americano), sobre os bairros mais caros para comprar um apartamento, 38 bairros de Nova Iorque ultrapassam o preço médio de um milhão de euros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT