Os últimos dias em Los Angeles têm sido de inferno. Os incêndios que tiveram início na terça-feira, 7 de janeiro, têm ameaçado vária zonas da cidade. Já há casas totalmente destruídas, pessoas desalojadas e monumentos icónicos ameaçados.
Pelo menos cinco pessoas morreram e mais de 100 mil foram obrigadas a fugir de casa em várias zonas de Los Angeles, onde seis incêndios de proporções gigantescas já destruíram cerca de 1.500 habitações. O fogo começou perto de uma reserva natural no sopé das colinas do interior.
Na última noite, as chamas ameaçaram o bairro histórico de Hollywood e fez com que vários moradores abandonassem as casas. A seguir deflagrou outro fogo a centenas de metros da Hollywood Boulevard, ameaçando alguns dos monumentos e edifícios mais icónicos do mundo.
“Ameaça imediata à vida. Esta é uma ordem legal para sair agora. A área está legalmente fechada ao acesso público”, disse na quarta-feira, 8 de janeiro, o Corpo de Bombeiros de Los Angeles, que divulgou ainda um mapa que mostra secções da famosa zona ligada ao cinema.
O letreiro de Hollywood, o Passeio da Fama e o Hollywood Bowl, são alguns dos monumentos ameaçados pelas chamas. Os bombeiros pediram que a sala de espetáculos em forma de concha fosse evacuada, por segurança, uma vez que as chamas destruíram cerca de 60 hectares em apenas seis horas.
Várias pessoas já perderam casas, incluindo celebridades como Leighton Meester, Adam Brody e Paris Hilton. As autoridades estão a evacuar os habitantes de vários bairros da cidade.
O Hollywood Bowl foi inaugurado em 1929 e rapidamente se tornou um dos principais palcos ao ar livre dos EUA. Com um design e palco diferente, em forma de concha, inserido numa pitoresca localização nas montanhas de Hollywood, tem uma acústica diferente. Estas características transformaram-no num dos locais favoritos dos artistas para atuarem. Beatles , Doors , Jimi Hendrix , Elton John , o Grateful Dead , Steely Dan e os Rolling Stones foram alguns dos artistas que já aturam no palco.