Viagens

As incríveis imagens da nova erupção do vulcão Kilaeua (que até criou um lago de lava)

O vulcão no Havai voltou a mostrar a sua força no último domingo.
O vulcão Kilaeua voltou a acordar.

Foi um sismo de magnitude 4.4 que o acordou. O vulcão Kilaeua, no estado norte-americano do Havai, voltou a entrar em erupção e já circulam algumas imagens impressionantes.

O Observatório de Vulcões do Havai registou o fenómeno na cratera Halemaumau e obrigaram a um alerta vermelho à população devido as cinzas expelidas. A erupção começou no domingo, 20 de dezembro, quando diversas fissuras se abriram na cratera Halemaumau.

Numa zona profunda onde antes havia um lago de água há agora um incandescente lago de lava, como explicou o serviço geológico dos EUA (USGS). Curiosamente, esta é só a mais recente mudança geológica na região provocada por este fenómeno natural. Lagoas térmicas e até uma incrível praia de areia negra estão entre as novidades a que o vulcão deu origem.

O Kilaeua tem 1.247 metros de altura é o mais jovem e o mais ativo de todos os vulcões havaianos e é mesmo um dos vulcões a nível mundial que mais vezes entra em erupção. Tecnicamente está em erupção quase contínua desde os anos 80.

A erupção obrigou também à introdução de novas restrições à população e visitantes, que se juntaram às restrições já existentes devido à Covid-19. O parque nacional onde o vulcão se incluiu reabriu mas ainda de forma faseada.

Imagens e vídeos divulgados pela USGS nas redes sociais mostram o pico do Kilauea iluminado pela lava quente e uma coluna de vapor e gás irrompendo do vulcão. Pode ver abaixo algumas das imagens deste fenómeno.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT