Viagens

A incrível exposição sensorial de luzes japonesas vai chegar à Europa

As instalações da teamLab são um sucesso na Ásia e já têm data para a primeira exibição permanente que vai ser na Holanda.
Não há foto que não fique perfeita

Fazemos uma aposta consigo: de certeza que já viu uma imagem destas no Instagram. Infelizmente, todas elas são tiradas bem longe de Portugal, que é onde moram as instalações dos artistas japoneses da teamLab, conhecidos pelas suas exposições sensoriais e, sobretudo, extremamente luminosas e fotogénicas. Com exposições permanentes na Ásia e em São Francisco, a grande novidade é que a próxima irá chegar finalmente à Europa.

A nova instalação já tem um local definido. Irá ser instalada num espaço artístico chamado Nowhere, inserido no famoso projeto Wonderwoods — um bairro da cidade holandesa de Utrecht que aposta na sustentabilidade e em edifícios repletos de espaços verdes. “A Holanda é um país com uma ótima perceção digital e é o local perfeito para que os coletivos artísticos o usem como base”, explicou Jeroen van Mastrigt, fundador do Nowhere.

Formado em 2001, o teamLab cria projetos visualmente impactantes, sempre numa vertente interativa e multi-sensorial: nas suas exposições há muita luz, mas igualmente som, cor e experiências de realidade virtual. O seu projeto mais conhecido é talvez o “Wander Through the Crystal Universe”, um espaço tridimensional que pode ser controlado por qualquer visitante. 

Agora a má notícia: apesar de estar confirmada a sua chegada à Europa, ela só irá acontecer em 2024.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT