Viagens

Índia cria purificador de ar gigante: uma torre com 40 ventoinhas para atacar o smog

A primeira 'torre de smog' de Nova Delhi usa 40 ventiladores gigantes para purificar o ar da cidade.
A cidade por vezes fica assim.

É como um daqueles purificadores de ar que muitas pessoas têm em casa — só que em versão gigante, para um problema igualmente gigante.

Na Índia, um dos países do mundo mais afetados pela poluição, a capital Nova Deli abriu a sua primeira “torre de smog” esta segunda-feira, 23 de agosto. Trata-se de uma tentativa de purificar o ar na capital mais poluída do mundo, mas os especialistas não estão convencidos de que seja eficaz.

Segundo o “Insider“, a torre de 25 metros usa 40 ventiladores gigantes e cinco mil filtros para sugar o ar poluído do topo, depois filtrá-lo e, de seguida, bombeia-lo pela parte inferior da estrutura.

O objetivo é melhorar a qualidade do ar na cidade. “Hoje é um grande dia para Deli na sua luta por um ar limpo contra a poluição”, disse o autarca, Arvind Kejriwal, na inauguração.

A torre irá funcionar como um programa piloto, e as autoridades vão estudá-la por dois anos para determinar sua eficácia, segundo os meios locais.

Nova Deli tem sido a capital mais poluída do mundo nos últimos três anos, de acordo com relatórios do IQAir, um grupo suíço que monitora os níveis de qualidade do ar, sendo atribuíveis por ano milhares de mortos a esta causa no local. No entanto, os especialistas mais críticos lembram que as autoridades deveriam estar preocupadas em endereçar o verdadeiro problema da poluição e as suas causas, como a emissão de gases, e não em disfarçar o estado das coisas.

E lembram que o ar naquela cidade excede regularmente os níveis de segurança de partículas em até 20 vezes, pelo que, em teoria, seriam precisas pelo menos 213 torres de smog para resolver o problema da poluição.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT