Viagens

Reino Unido vai começar o desconfinamento já no início de março

O avanço da vacinação e a redução no número de hospitalizações permitem ao país sonhar com uma primavera melhor.
As mudanças vão começar.

O desconfinamento vai começar em Inglaterra. Esta segunda-feira, 22 de fevereiro, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou que vai tornar público o roteiro para um regresso faseado à atividade — começando pelo regresso às aulas presenciais, a 8 de março, e algum contacto social ao ar livre.

Segundo a agência Lusa, os detalhes serão apresentados numa declaração no Parlamento esta tarde, mas o governante já deixou bem claro que o alívio das restrições vai ser feito “cautelosamente”, com base em fatores epidemiológicos, de saúde, sociais e económicos, numa abordagem pensada “para não desfazer o progresso que alcançámos até agora e os sacrifícios que cada um fez”.

Johnson disse que os quatro critérios de avaliação, nomeadamente o avanço da vacinação, a redução do número de hospitalizações e do número de casos e o controlo da ameaça de novas variantes do vírus estão a ser cumpridos, pelo que as aulas presenciais podem ser retomadas. A partir de 8 de março, também será possível a residentes em lares de idosos receberem um visitante e permitido a duas pessoas encontrarem-se ao ar livre, para um café ou para socializar.

“A partir 29 de março será possível a duas famílias ou seis pessoas encontrarem-se ao ar livre, e alguns desportos ao ar livre, como ténis ou golfe”, adiantou à BBC esta manhã o secretário de Estado responsável pela vacinação, Nadhim Zahawi.

Porém, ainda não é claro quando será autorizada a reabertura do comércio não essencial, bares e restaurantes e atividades como cabeleireiros, turismo e entretenimento.

Inglaterra entrou em confinamento a 4 de janeiro devido a uma súbita vaga de infeções causada por uma nova variante do coronavírus que causa a Covid-19, tendo o Governo ordenado as pessoas para ficarem em casa, exceto para fazerem compras essenciais, exercício ou trabalhar. As regras são diferentes na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, onde os confinamentos começaram mais cedo, ainda em dezembro.

Na verdade, esta segunda-feira as crianças do ensino primário começaram a voltar às escolas na Escócia e País de Gales, mas o regresso às aulas será faseado nas próximas semanas, enquanto na Irlanda do Norte as escolas só vão reabrir a 8 de março.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT