Viagens

Fazer avaliações negativas de hotéis e restaurantes em Itália vai ser mais difícil

A nova lei tem como objetivo filtrar as críticas e evitar que sejam feitas avaliações falsas ou pagas.
Uma nova lei.

A medida pretende passar toda a responsabilidade para os sites de avaliação de viagens como o Tripadvisor, que terão, se for aprovada a lei, de verificar se o avaliador realmente esteve no local ou se está a ser pago para deixar comentários positivos. Quem quiser deixar uma nota, terá de submeter o seu documento de identificação e provar que esteve no estabelecimento dentro das duas semanas seguintes, para que a crítica seja validada.

Esta lei, apoiada pela ministra do turismo Daniela Santanchè, visa acabar com a concorrência desleal, as fraudes e denunciar a publicidade escondida. “O dia de hoje marca um passo importante para a proteção dos nossos negócios. Estamos a manter o nosso compromisso em defender o tecido empresarial do turismo italiano, garantindo um mercado justo e transparente”, mencionou a ministra, citada pela “CNN Travel”. 

A avaliações são um dos fatores mais importantes para os quais os turistas olham quando estão na altura de escolher um hotel, pela que Santanchê enaltece que esta “intervenção regulatória” surge para proteger empregos e reforçar a qualidade do turismo. 

Também a forma como as avaliações são inscritas vai sofrer alterações, assim como o direito de resposta e autorização para a remoção de comentários negativos. A lei dá autorização aos alojamentos e restaurantes que peça a remoção das avaliações más após dois anos, caso o problema tenha sido resolvido. 

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