Viagens

Já começaram as celebrações de Carnaval em Veneza: as imagens são incríveis

As gôndolas deram lugar aos carros alegóricos, que navegaram pelo Grande Canal. É um dos Entrudos mais icónicos do mundo.
Foi épico.

Quando se trata do Carnaval, Veneza sabe festejar como mais ninguém. Conhecida como a capital do Entrudo, as celebrações na cidade italiana são uma das mais emblemáticas e icónicas do mundo.

Este ano, as festividades homenageiam Giacomo Casanova, o escritor e aventureiro italiano considerado uma das principais fontes de conhecimento sobre os costumes e hábitos da vida social do século XVIII. A programação arrancou na passada sexta-feira, 14 de fevereiro, numa noite que atraiu cerca de 20 mil pessoas à Praça de São Marcos.

Com o início do Carnaval de Veneza no Dia dos Namorados, foi realizado um concurso especial destinado aos apaixonados, permitindo que os participantes expressassem os seus sentimentos de uma forma original. Já o tradicional desfile de gôndolas teve lugar este domingo, 16 de fevereiro.

Mais de cem barcos ornamentados, com passageiros trajados a rigor, reuniram-se em Punta della Dogana para navegar pelo Grande Canal em direção a Rialto. A procissão aquática foi animada por canções típicas e, como é comum, foi liderada pela “Pantegana”, um barco decorado com uma ratazana de sete metros, que se tornou um dos ícones do Carnaval veneziano. O desfile também foi marcado por uma explosão de fumo colorido, serpentinas e confetes, dando oficialmente início aos festejos carnavalescos.

 

As celebrações estão programadas para decorrer até 4 de março em toda a área metropolitana da cidade italiana. Um dos momentos altos é o Carnival Street Show, um espetáculo que conta com os melhores artistas internacionais de música, mímicos, palhaços, mágicos e contadores de histórias, que vão espalhar a sua arte pelas praças, ruas e avenidas da cidade.

A 22 de fevereiro, serão apresentadas ao público as 12 Marias do Carnaval de 2025, uma das tradições mais queridas pelos venezianos e turistas. Esta cerimónia remete para um episódio do século XI, em que a população de Veneza libertou 12 raparigas que haviam sido prometidas como esposas ao Doge de 1039, Pietro Candiano III.

Como é habitual, as 12 Marias desfilarão vestidas com trajes históricos em gôndolas ao longo do Canal Grande até chegarem à Praça de São Marcos, onde serão apresentadas ao público. Por fim, no último dia do evento, será feita a habitual apresentação da vencedora.

O Carnaval de Veneza é um dos mais antigos do mundo, com origem em 1162, um dia após uma vitória militar, quando centenas de venezianos invadiram a Praça de São Marcos em celebração. Se deseja viver esta experiência única, ainda o pode fazer entre 27 de fevereiro a 4 de março, há voos de ida e volta por 197€, com partida de Lisboa.

Carregue na galeria para ver as imagens do primeiro fim de semana de festividades. 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT