Viagens

Já pode pedalar na ciclovia que atravessa 8 países

É a única rota do mundo que percorre vários destinos dos Balcãs. Tem cerca de 5 mil quilómetros.
É único no mundo.

Cinco mil quilómetros e oito países nos Balcãs. É assim o novo (e único) trilho de ciclismo com uma rota pensada especificamente para as bicicletas: e não é uma ciclovia qualquer. Chama-se Trans Dinarica, foi lançada oficialmente esta quarta-feira, 31 de julho, e já é considerada um dos melhores percursos para fazer este ano.

“Achamos que o sonho se tornou realidade, que a Trans Dinarica é o que queríamos: uma experiência de vida maravilhosa, crua, real, muitas vezes cansativa, mas também extremamente amigável e deliciosa. Mas a vida da rota do ciclismo está apenas a começar agora”, escreveram nas redes sociais.

A Trans Dinarica é a primeira e única rota que liga oito países dos Balcãs: Eslovénia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Albânia, Macedónia do Norte, Kosovo e Sérvia. O trilho circular vai transportar os ciclistas por uma região de extraordinária diversidade natural, desde as florestas da Eslovénia às montanhas do Montenegro e da Macedónia do Norte, sem esquecer os rios cristalinos da Sérvia, dos parques nacionais de Kosovo ou das deslumbrantes costas da Croácia. Cada país oferece paisagens e um charme diferente, pelo que é a viagem perfeita para quem procura uma aventura inesquecível.

​A rota nasceu a partir do GoodTrail, uma empresa dedicada a criar rotas de turismo de aventura para vários destinos. O objetivo é facilitar e solidificar os esforços do turismo comunitário em todo o mundo, ao mesmo tempo que oferecem aos visitantes uma forma para se envolverem em viagens reais.

“A nossa paixão pelos Balcãs Ocidentais surgiu muito cedo nas nossas vidas. Quando éramos miúdos (a maioria de nós cresceu na Jugoslávia) explorávamos aqueles lugares nas viagens com os nossos pais e voltávamos como turistas, ciclistas e caminhantes”, lê-se no site.

Mais tarde, começaram uma carreira como guias turísticos e desenvolveram várias rotas pelo mundo. Com décadas de experiência na criação de produtos turísticos sustentáveis (na Eslovénia e em toda a Europa), o projeto Trans Dinarica foi “um passo lógico” para a equipa.

“A ideia é proporcionar ao viajante uma forma de aproveitar a região, enquanto se desloca com segurança e ao seu próprio ritmo”, afirma Jan Klavora, uma das responsáveis pela rota.

Não espere, contudo, encontrar estradas sempre perfeitas. O percurso, que tem em média cerca de 50 quilómetros por etapa (ou dia), segue tranquilas estradas de asfalto, caminhos de terra e ciclovia. 

“A rota não pára em todas as grandes cidades, propositadamente. A ideia é difundir o turismo sustentável em toda a região”, contou à “Lonely Planet” Alex Crevar, um dos fundadores. A maioria das capitais regionais e centros urbanos já estão ao alcance de qualquer turista, enquanto as comunidades rurais acabam por ser mais negligenciadas — e serão as mais beneficiadas com o novo trilho. 

O percurso promete não só uma aventura fisicamente desafiante, mas uma oportunidade de embarcar numa jornada única numa das regiões mais selvagens e menos exploradas da Europa. Todas as informações (e dicas) podem ser consultadas online.

Carregue na galeria para descobrir os destinos que vai conhecer com esta nova rota. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT