Viagens

Já pode pedir o certificado digital de vacinação para poder viajar na União Europeia

O documento pode ser obtido no portal do SNS24 desde esta quinta-feira, 17 de junho.
Os certificados serão obrigatórios para viajar.

Já estão disponíveis em Portugal os certificados digitais da COVID-19 que serão obrigatórios para quem quiser viajar na União Europeia. Começaram a ser emitidos na quarta-feira, 16 de junho, e já podem ser pedidos no portal do SNS24 desde esta quinta-feira, 17.

Recorde-se que, na terça-feira, 15 de junho, a Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou uma orientação sobre este certificado, onde explicou que o documento é “gratuito e emitido em língua portuguesa e inglesa, podendo ser, nesta fase, solicitado por cidadãos nacionais e estrangeiros, com residência em Portugal e que sejam titulares do número de Utente do Serviço Nacional de Saúde.”

Os certificados digitais comprovam a testagem (negativa), a vacinação ou até mesmo a recuperação do vírus.

Para obter o documento, tem de ir ao portal do SNS24, seguir as instruções dadas e escolher o tipo de certificado que pretende receber. Após o pedido ser validado, a certificação será disponibilizada no portal, podendo também ser reencaminhada para o e-mail.

Num comunicado conjunto entre o Ministério da Saúde, a DGS e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, as entidades explicam que “brevemente será possível obter os certificados noutras plataformas, bem como aceder ao certificado de testes moleculares rápidos.”

A DGS refere ainda que o certificado “ficará igualmente aberto a iniciativas equiparáveis que estejam a ser desenvolvidas por países terceiros ou organizações internacionais.”

Em fase conclusiva de testes-piloto está o sistema de verificação do Certificado Digital, que será feita através de uma “aplicação móvel de leitura” que lê o o código QR do documento, que depois fornecerá as informações necessárias como o nome, a data de nascimento, a data de emissão e informações pertinentes sobre a vacinação, teste ou recuperação. Segundo o Regulamento Europeu do Certificado Digital, os sistemas europeus de verificação devem estar todos em vigor a partir do dia 1 de julho

Os certificados digitais poderão ser usados em todos os estados-membros da União Europeia, bem como na Noruega, Islândia, Suíça e Liechtenstein.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT