Viagens

Um dos cenários naturais de “O Senhor dos Anéis” reabriu ao público

Esta quinta na Nova Zelândia serviu de localização a vários filmes. 11 anos depois, volta a receber turistas.
Há paisagens deslumbrantes

Os maiores fãs de filmes e séries adoram saber todos os detalhes possíveis sobre as suas produções favoritas. Alguns até gostam de visitar os estúdios e os locais onde foram filmadas as cenas mais icónicas. Depois de ficarmos a conhecer onde foram realizadas algumas das filmagens de “A Guerra dos Tronos” ou até a pitoresca vila espanhola dos Smurfs, já é possível entrar no mundo de “O Senhor dos Anéis”.

Chama-se Deer Park Heights, fica em Queenstown, na Nova Zelândia, e é uma grande quinta onde, além das aventuras imaginadas por J. R. R. Tolkien, foram filmadas cenas de “Wolverine” ou “A Lenda do Dragão”. Inaugurada em 1966, foi uma atração durante anos devido à possibilidade de serem feitos pequenos safari nos seus 800 hectares. Ainda assim, nos últimos 11 anos esteve fechada ao público, funcionando apenas como uma quinta dedicada especialmente a veados e outros animais.

Tudo o que a quinta foi construindo ao longo deste tempo vai ser mantido, mas agora pode voltar a ser visitada pelo público em geral. Com algumas regras bem definidas, claro. Os passeios tipo safari em carro são reservados por um sistema online e só dessa forma é que os visitantes têm acesso à propriedade. Embora as marcações possam ser feitas para todos os dias da semana, as visitas são apenas durante o dia e cada veículo só pode levar um máximo de sete passageiros. Desta forma, garantem-se experiências mais familiares e veta-se o acesso a pequenos autocarros e veículos turísticos.

Ao longo desta experiência, os visitantes vão poder observar animais como veados, lamas, alpacas, cabras, póneis, burros e até uma espécie pouco comum de porcos. No percurso de cinco quilómetros há espaço para parar o carro, fazer um piquenique e até uma caminhada de 20 minutos para uma vista de 360º da cordilheira Wakatipu and The Remarkables. Neste ponto, um mapa interativo indica aos visitantes cada um dos cenários presentes nos diversos filmes ali realizados.

“É um local incrível e é uma pena não partilhá-lo. Queremos receber os visitantes para um dia divertido, com bons valores para a família, para quem quiser passar um bom tempo ao ar livre e com os nossos animais”, explicou Mike Mee, o dono, ao “Lonely Planet”, acrescentando que de momento não é possível receber montanhistas nem ciclistas porque assustam os animais.

O custo desta experiência é de cerca de 47€ por veículo, sendo que, além de um limite de sete passageiros, esta entrada só é válida uma vez e para o dia reservado. Todas as informações e reservas estão disponíveis através do site do Deer Park Heights.

Embora o momento atual não seja o melhor para viajar, pode começar a planear as próximas férias. Março de 2021 será uma boa altura para fazer essa viagem, se as normas de entrada e saída do País e da Nova Zelândia o permitirem. No início desse mês será possível encontrar voos de ida e volta por por 1.491€, com partida em Lisboa. O destino será o Aeroporto de Queenstown, que fica a apenas seis quilómetros de distância do Deer Park Heights.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT