Viagens

Já sabemos as datas dos melhores mercados de Natal da Europa

As principais cidades europeias ficam ainda mais mágicas — é a altura perfeita para marcar uma escapadinha de inverno.
Aponte as datas.

Ainda faltam aproximadamente dois meses para a época mais mágica do ano, mas nunca é cedo demais para começar a planear uma escapadela natalícia. Nesta altura do ano, as cidades enchem-se de luzes cintilantes e os cânticos de Natal ecoam por toda a parte. As feiras alusivas a esta celebração invadem as principais capitais europeias, tornando quase irresistível a tentação de saborear um chocolate quente e reconfortante.

Como diz a clássica canção de Andy Williams, “It’s The Most Wonderful Time of the Year” e, aos poucos, as datas dos mais icónicos mercados de Natal já começaram a ser anunciadas. De Londres a Copenhaga, passando por Edimburgo, são muitos os destinos na Europa que se transformam em verdadeiros paraísos natalícios nesta época.

Alguns são célebres pelas suas decorações extravagantes, árvores imponentes ou pais Natais gigantescos, enquanto outros encantam pelo seu ambiente mágico. Independentemente da escolha, todas são válidas.

Para poder aproveitar estas festividades ao máximo, a NiT foi à procura das datas dos principais mercados no continente europeu, que estão a uma curta distância de avião.

Londres, Inglaterra

O famoso Hyde Park Winter Wonderland regressa a 21 de novembro e vai prolongar-se durante seis semanas, até 5 de janeiro de 2025. O recinto, como habitual, estará repleto de atrações, montanhas-russas, barracas de comida e até esculturas e escorregas de gelo. Os bilhetes já estão disponíveis online, a partir de 5€.

Munique, Alemanha

O Mercado de Natal na Marienplatz, um dos mais populares da cidade, terá lugar de 25 de novembro a 24 de dezembro. Por lá, irá encontrar cerca de 100 barracas, oferecendo artesanato local e especialidades da época, bem como uma variedade de workshops.

Copenhaga, Dinamarca

Um dos mercados mais antigos e conhecidos da capital dinamarquesa é realizado nos Jardins Tivoli. O histórico parque de diversões é transformado numa verdadeira Winter Wonderland, com mais de meio milhão de luzes, 70 mil decorações natalícias e mil árvores de Natal. Entre 15 de novembro e 5 de janeiro, haverá músicas festivas e cerca de 60 barracas de madeira ao estilo candinavo. Os bilhetes estão disponíveis online e custam cerca de 26€.

Viena, Áustria

Um dos mercados de Natal mais conhecidos do mundo é o “Vienna Magic of Advent”, que transforma a praça principal de Viena numa terra de contos de fadas. Outro spot imperdível é o mercado em frente ao Palácio de Schönbrunn, com artesanato tradicional, decorações feitas à mão, concertos de Natal e uma extensa programação infantil. Arrancam a 11 de novembro e decorrem até 26 de dezembro.

Estrasburgo, França

A cidade é considerada a capital do Natal em França. O mercado natalício mais antigo da Europa, o Christkindelsmärik, realizou-se pela primeira vez em 1570. Com mais de 300 bancas distribuídas por 12 localizações, a atmosfera é verdadeiramente mágica. Este ano começa a 27 de novembro e prolonga-se até 27 de dezembro.

Budapeste, Hungria

A Festa do Advento que acontece na Basílica de Budapeste é frequentemente considerada o melhor mercado de Natal da Europa. Com mais de 100 tendas de artesanato e um espetacular jogo de luzes, decorre de 17 de novembro a 1 de janeiro.

Valkenburg, Países Baixos

Entre meados de novembro e o início de janeiro, a cidade de Valkenburg, na província de Limburg, ganha um encanto especial. Diferente de outros mercados de Natal, este realiza-se dentro de grutas ou nas ruínas do castelo de Valkenburg, onde as cavernas, normalmente sombrias, se iluminam entre 15 de novembro e 5 de janeiro.

Praga, República Checa

Os mercados de Natal na Praça da Cidade Velha, no centro de Praga, são dos maiores eventos do género na República Checa. Situado no coração da cidade, há um mercado tradicional onde dezenas de barracas de madeira oferecem produtos típicos de Natal. Este ano decorre de 30 de novembro a 6 de janeiro.

Craiova, Roménia

Craiova, uma cidade situada na região de Oltenia, celebra o Natal como nunca. O mercado, conhecido como Târgul de Crăciun Craiova, é uma verdadeira montra das tradições romenas, com uma grande variedade de produtos artesanais, pratos tradicionais e apresentações folclóricas. O recinto inclui ainda pista de gelo e as mais belas iluminações de Natal da Europa, com mais de um milhão de lâmpadas LED. As festividades terão início a 15 de novembro e estender-se-ão até 5 de janeiro.

Bruxelas, Bélgica

O Winter Wonders é, sem dúvida, um evento imperdível no final do ano em Bruxelas, que se renova a cada ano. Os espetáculos de luz e som no Grand-Place, a majestosa árvore de Natal, a pista de gelo e, claro, o mercado de Natal, vão estar disponíveis entre 29 de novembro e 5 de janeiro.

Edimburgo, Escócia

As celebrações natalícias em Edimburgo, internacionalmente reconhecidas, arrancam a 15 de novembro. Nos mercados, os visitantes poderão encontrar artesanato local, uma variedade de presentes alusivos a Harry Potter e muito mais, até 4 de janeiro.

Dresden, Alemanha

Em Dresden, a 200 quilómetros de Berlim, todos os anos são organizados 11 mercados de NatalO mais famoso é o Striezelmarkt, que remonta a 1434. Com mais de 250 bancas, exibe os melhores trabalhos dos artesãos locais, e ocorrerá de 27 de novembro a 24 de dezembro.

Riga, Letónia

O Mercado de Natal de Riga está entre os dez melhores da Europa. A cidade, que já foi premiada pelas iluminações natalícias, poderá repetir o feito este ano. As festividades começam a 29 de novembro e terminam a 2 de janeiro.

Tallinn, Estónia

Anualmente, milhares de pessoas visitam o Mercado de Natal de Tallinn, atraídas pela sua localização histórica e tradições longínquas. Os mais novos vão adorar os carrosséis e o Pai Natal, que distribuirá doces aos que recitarem poesias, de 22 de novembro a 7 de janeiro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT