Viagens

Já sabemos quando começa a temporada de esqui na Serra Nevada

Prepare as malas e os agasalhos térmicos. A época de 2024/25 arranca com novidades nas pistas e nos teleféricos.
Que comecem as aventuras congeladas.

A estância de esqui da Serra Nevada encerrou a última época de inverno de 2023/24 com mais de um milhão de visitantes. No total, foram contabilizados 1.100.945 utilizadores, o sétimo maior afluxo global na sua história, segundo os dados disponibilizados pela Cetursa, a empresa que explora a estância de esqui e montanha da Andaluzia.

Embora o agravamento das condições meteorológicas tenham motivado o encerramento das pistas durante duas semanas, a estância de Granada voltou a ser o complexo de inverno com a temporada mais longa do Sul da Europa, com 149 dias.

Face a estes números, as expectativas para a temporada 2024/25 estão elevadas — e a contagem decrescente para reabertura das pistas já começou. A estância prevê abrir portas a 30 de novembro e encerrar a 21 de abril, se a meteorologia o permitir.

O regresso traz muitas novidades. Entre as melhorias realizadas, destaca-se a ampliação do parque de atividades. O complexo está dividido em quatro áreas esquiáveis, com pistas para todos os níveis, dos iniciantes aos experientes: Borreguiles, Rio Monachil e Parador, Loma de Dílar e Veleta e Laguna de las Yeguas.

No total, conta com 133 pistas, com um total de 112 quilómetros, sendo a mais longa “El Águila”, com 6,3. Este verão, a Cetursa fortaleceu o seu parque de canhões de produção de neve com a aquisição de 20 novos dispositivos, tanto de alta como de baixa pressão. Oito deles estão instalados na recém-sinalizada pista de Superverde, um percurso que, segundo a empresa, já era utilizado anteriormente, mas que agora foi oficialmente integrado no plano de pistas de esqui.

Os teleféricos de Borreguiles também foram modernizados e oferecem mais conforto, passando a contar com janelas novas e estofos acolchoados.

A primeira neve de outono caiu a 15 de outubro, e a estância já começou a realizar os primeiros trabalhos de preparação das pistas, criando reservas de neve nas inclinações das pistas de Veleta, as que apresentam declives mais acentuados. Este processo garante que sejam criadas, a cada nevão, superfícies adequadas ao esqui, assegurando condições ideais para os praticantes.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Cetursa Sierra Nevada (@sierranevadaestacion)

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT