O que é que pode ser considerado cultura? Na ótica dos alemães, o termo abrange teatros, cinemas, museus e, naturalmente, na capital do clubbing, as discotecas. Ora a definição berlinense vem mesmo a calhar, porque o governo local acaba de anunciar que irá oferecer 50 euros aos jovens para gastarem em cultura. Tudo para incentivar a adesão a atividades culturais.
O anúncio foi feito no arranque do ano e consiste num cartão destinado a jovens dos 18 aos 23 anos. Este Jungen Kultur Karte é válido entre 1 de fevereiro e 30 de abril e, para o obterem, os jovens terão que fazer um registo e prova de residência na cidade. E também pode ser requerido por estrangeiros que residam na capital alemã.
Cada cartão terá um crédito de 50 euros que podem ser gastos em museus, bibliotecas, cinemas, teatros ou óperas — e não só. A lista de estabelecimentos onde podem usar dinheiro também inclui bares e discotecas.
O regozijo dos clubes da capital foi visível no comunicado emitido pela Berlin Club Commission, a associação que reúne os proprietários das discotecas. “O cartão foi hoje lançado e estamos felizes pelos nossos espaços fazerem parte dele”, referiram.
“A participação na arte e na cultura de todos os berlinenses é muito importante para mim”, revelou o responsável pelo pelouro na cidade alemã, Klaus Lederer. “O cartão dirige-se a um público jovem que está agora a descobrir o diverso panorama cultural de Berlim, após as restrições dos últimos anos [de pandemia].”