Viagens

Lançamento de míssil coreano revela imagens incríveis da Terra vista do espaço

As fotografias, conseguidas através de uma câmara na ogiva do projétil, revelam várias zonas à volta do país asiático.
O mais potente desde 2017.

No domingo, 30 de janeiro, a Coreia no Norte realizou o lançamento-teste de um míssil balístico com alcance intermédio, capaz de atingir o território norte-americano de Guam, a milhares de quilómetros. A confirmação chegou nesta segunda-feira, através da KCNA, agência de notícias estatal norte-coreana.

Apesar das críticas da Coreia do Sul, China e Japão, que falam numa violação das resoluções definidas pela Organização das Nações Unidas, a Coreia do Norte resolveu divulgar imagens da Terra, captadas do espaço, que diz terem sido conseguidas graças a uma câmara instalada na ogiva do míssil.

As fotografias, partilhadas em forma de montagem, não só mostram o momento em que o projétil é lançado, como o planeta visto do espaço sideral. Retratam partes da península coreana e áreas vizinhas. Até agora, nenhuma agência independente confirmou a autenticidade dos registos apresentados.

O lançamento do míssil Hwasong-12, o sétimo só neste mês e o mais potente desde 2017, visa reforçar o estatuto de potência nuclear por parte da Coreia do Norte, algo que Kim Jong-Un considera como legítimo, refere o “The Guardian”.

A ONU não só proíbe o país de realizar testes de armas balísticas e nucleares, como impõe sanções severas, mas este desafia regularmente a proibição.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT