Viagens

Lapónia sem neve. Várias viagens à terra do Pai Natal estão a ser canceladas

As temperaturas amenas tornam as atividades impossíveis. Agências de viagens estão a oferecer reembolsos aos turistas.
Notícias tristes.

Quando pensamos na Lapónia, há três ou quatro coisas que nos vêm imediatamente à mente: Natal, terra do Pai Natal e neve. Muita neve. E são precisamente estas três coisas que levam muitas pessoas a marcarem viagens para este destino de inverno. O problema é que, este ano, a paisagem está menos branca do que é comum.

Habitualmente, 20 a 30 centímetros de neve cobrem as ruas durante o mês de dezembro, sendo que região fica desta cor durante cerca de 175 dias por ano. Porém, devido às temperaturas amenas que se têm sentido em Rovaniemi — conhecida por ser a “Aldeia do Pai Natal” —, os planos dos turistas estão a ser alterados.

Várias agências de viagens estão a cancelar excursões. Entre 3 e 4 de dezembro, a TUI adiou marcações para Kuusamo, na Finlândia, por causa das chuvas fortes que caíram na região, dissolvendo pequenas porções de neve dispersas que restavam no território.

“Temos estado a acompanhar de perto as previsões meteorológicas em Kuusamo. Infelizmente, hoje registou-se uma forte precipitação e a neve que existia desapareceu”, anunciou a empresa esta terça-feira, 4 dezembro. “Compreendemos o quão devastadora será esta notícia e lamentamos imenso ter chegado a este desfecho.”

A agência ofereceu aos turistas o reembolso total da viagem, assim como datas alternativas. Os clientes podem alterar a viagem, incluindo para o próximo inverno, sem custos adicionais, ou voltarem a fazer uma reserva com a empresa para outras férias, com um desconto de 10 por cento.

Apesar da esperança dos visitantes, espera-se muito pouca neve na Lapónia nos próximos dias. O último nevão aconteceu a 6 de dezembro, sexta-feira, mas as áreas de esqui receberam apenas entre 2 a 6 centímetros de neve. O gelo acumulado torna as condições para várias atividades populares mais desfavoráveis.

Como solução, várias agências estão a acompanhar de perto o estado do tempo, para evitar cancelamentos, e algumas até estão a utilizar canhões de neve. O objetivo é que a experiência de inverno dos visitantes continue a ser mágica.

O cenário a longo prazo, porém, é pouco otimista.  De acordo com o especialista Ville Siiskonen à Sky News, “dependendo dos cenários previstos, é esperado que no final do século haja muito menos neve e em muito menos sítios na Lapónia”.

As projeções sugerem que no norte da Finlândia o número de dias por ano cobertos de neve irá diminuir entre 20 a 30 por cento nos próximos 100 anos, enquanto que no sul deste país atingirá os 90 por cento.

No ano passado, mais de 1,5 milhões de pessoas visitaram a Lapónia finlandesa, mais 20 por cento do que em 2022, segundo a operadora dos aeroportos finlandeses, Finnavia, citada pela “Euronews”. Só em novembro e dezembro, passaram pelos aeroportos quase 550 mil passageiros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT