Se em 2016 já se vendia o “Ar Abençoado de Fátima”, guardado numa pequena lata, parece que a ideia está a chegar a outros destinos. Uma empresa de comunicações decidiu vender latas com ar “100% autêntico” do Lago de Como, em Itália, para quem pretende levar uma memória da viagem.
Criado pela ItalyComunica, o frasco de 400 mililitros está à venda por 9,90€ a unidade, adianta a “CNN Internacional”. “Não se trata de um produto, mas de uma recordação tangível que se leva no coração”, explica o marketeer Davide Abagnale.
A ideia passa por “criar uma lembrança que possa ser facilmente transportada numa mala pelos turistas” e que seja, ao mesmo tempo, “original, divertida e até provocadora”. Além disso, afirma que a lata pode ser reutilizada como porta-canetas assim que o ar acabar.
Em 2022, o mesmo empresário já tinha criado um site para vender cartazes do Lago de Como, ideia que surgiu durante a lua de mel em São Francisco e Los Angeles, nos EUA. Agora, resolveu criar um conceito que também já tinha sido implementado em zonas turísticas como Nápoles ou Islândia.
“É uma ideia inovadora, mas não para toda a gente”, acrescenta o presidente da Câmara de Como, Alessandro Rapinese. Para o autarca, é melhor que os visitantes regressem a casa com souvenirs mais característicos da região, como os famosos lenços de seda.
O outrora recatado Lago Como tem vindo a sofrer com o turismo em massa. Nas suas margens recebe, por ano, cerca de 1,4 milhões de visitantes — número avassalador em comparação com a população de 80 mil residentes.
Esta região italiana tem lutado contra o turismo desenfreado há vários anos, que explodiu desde que várias celebridades, como George Clooney, compraram casas ao longo da costa. Outro motivo alia-se ao facto de as paisagens do lago terem servido de pano de fundo para filmes como “007 – Casino Royale” e “House of Gucci”.