Viagens

Leitores do “The Guardian” colocam 5 praias portuguesas entre as melhores da Europa

Do Algarve a Torres Vedras, passando pelo distrito de Setúbal, encontra os areais que — se ainda não conhece — deve visitar.
Conheça o top5 das praias portuguesas.

Portugal tem algumas das praias mais bonitas do mundo — sobre isso os portugueses não têm dúvidas. E muitos estrangeiros concordam. Os nossos areais extensos e as águas cristalinas, atraem visitantes de todo o mundo desejosos.

Se dúvidas houvesse sobre o quanto a costa portuguesa é reconhecida lá fora, agora os leitores do jornal britânico “The Guardian” confirmaram a sua preferência ao elegerem as 40 melhores praias europeias. Surpresa ou não, cinco delas são portuguesas. Uma lista que sai mesmo a tempo de decidir onde vai passar as férias de verão. 

Do Algarve a Torres Vedras, passando pelo distrito de Setúbal, encontra praias que — se ainda não conhece — deve colocar na sua lista de destinos a visitar. A Praia de Cacela Velha, em Vila Real de Santo António, no Algarve, ficou no top 5 do ranking.

Segundo o jornal britânico, “é uma das praias mais bonitas e não visitadas de Portugal”, com “água quente e translúcida, com as poças e lagoas que surgem na maré baixa a revelarem a vida marinha”. 

Com vista para a Baía de Monte Gordo, para a igreja e a fortaleza da Cacela Velh, para as ilhas de Tavira, Cabanas e para o Serro de São Miguel, a Praia da Cacela Velha, também conhecida como a Praia da Fábrica mantém uma beleza quase selvagem.

Para chegar a uma das melhores praias da Europa, integrada no Parque Natural da Ria Formosa, tem duas opções: pode ir a pé, a partir da praia da Manta Rota, quando a maré o permite, ou pode sempre pedir a um pescador que o ajude a fazer a travessia da Ria Formosa.

Ainda no Algarve, a Praia dos Caneiros, em Ferragudo, também mereceu destaque no jornal pelas suas “águas cintilantes e pouco profundas”. 

Subindo um pouco no mapa, a Praia da Zambujeira, em Odemira, também foi considerada uma das melhores da Europa. Faz parte do Parque Natural da Costa Vicentina e está “rodeada por altas falésias com vistas deslumbrantes sobre o oceano”.

No distrito de Setúbal, a publicação do “The Guardian” destaca a Praia das Bicas, em Sesimbra, devido ao “areal fino e dourado”. A Praia da Física, em Santa Cruz, com “o intenso reflexo da luz no mar” fecha o top de praias portuguesas. 

De seguida, carregue na galeria para conhecer algumas das melhores praias da Europa. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT