Foi dado como extinto em 2013, depois de mais de duas décadas sem qualquer registo de vida. Mas vários avistamentos recentes surpreenderam o mundo: o leopardo nebuloso de Formosa, espécie nativa de Taiwan, foi visto por guardas florestais no município de Daren, Estado de Taitung, naquele país.
Segundo a imprensa internacional, os leopardos nebulosos não eram vistos no estado selvagem desde os anos 1980, calculando os especialistas que já estivessem erradicados do planeta desde essa altura.
No entanto, a sua extinção só foi oficialmente declarada em 2013, depois de um estudo, baseado em câmaras de vigilância e em vestígios (não encontrados), que decorreu durante mais de uma década, declarar que não deveriam restar mais animais no país.
De acordo com o jornal “Taiwan News“ , “várias testemunhas” afirmam ter visto agora o leopardo no sudeste do território. Um guarda florestal terá visto o animal a subir uma árvore e perseguir cabras numa encosta, e outro garante que o avistou junto a um conjunto de motociclos.
Não havendo a certeza absoluta, os responsáveis locais estão ainda reticentes e formaram grupos de trabalho para tentar encontrar o leopardo. Entretanto, por precaução, toda a caça foi proibida no local.
No início deste mês, foi avistada, e fotografada, outra espécie considerada em risco de extinção: uma pantera negra do Quénia.