Atualmente, Lisboa e Porto são a oitava e nona cidades da Europa mais sobrelotadas com turistas. A informação foi revelada pela Holidu, uma plataforma de reservas para casa de férias. Para o estudo, o serviço recorreu a estatísticas do Euromonitor International e ao número de habitantes. Na capital, há 11,14 turistas por cada habitantes. Já no Porto o número de turistas é de 10,55.
O primeiro lugar é ocupado por Dubrovnik, na Croácia, com 27. “Esta joia do mar Adriático foi dominada pelos visitantes, passando de um retiro costeiro tranquilo a um tsunami humano. Outrora célebre pelo seu esplendor arquitetónico e fascínio histórico, a cidade é agora sinónimo de excesso de turismo”, lê-se na publicação.
A razão? O facto de “A Guerra dos Tronos” ter sido filmada na cidade. As antes pacatas ruas de pedra transformaram-se em vias congestionadas e as icónicas muralhas enchem-se de pessoas que apenas querem tirar selfies.
Rodes, na Grécia, está em segundo lugar, com 26 turistas por habitante. A costa imaculada é cada vez mais popular devido às praias de sonho. “As suas encantadoras ruas empedradas transformaram-se em movimentados corredores turísticos”, descreve.
A encerrar o top três está Veneza, em Itália, com 21 viajantes por cada habitante. Os edifícios históricos já começam a sofrer com os milhões de estrangeiros que por lá passam e também os icónicos canais começam a ser afetados. Em poucos palavras, “esta icónica cidade flutuante, outrora um refúgio sereno e romântico, está agora a ceder ao peso da sua popularidade”.