A floresta Laurissilva é um dos locais mais bonitos da ilha da Madeira e percorrer as levadas e veredas locais está entre as atividades preferidas dos turistas. No total existem cerca de três mil quilómetros de levadas.
Até ao passado dia 27 de outubro, o acesso a estes percursos pedestres era completamente gratuito. No entanto, devido ao aumento da procura, o Governo regional madeirense decidiu começar a cobrar uma taxa turística de 3€ a todos os não residentes.
Para já, a medida está em vigor em sete trilhos: Vereda do Pico do Areeiro, Vereda do Pico Ruivo, Levada do Risco, Levada do Caldeirão Verde, Vereda dos Balcões, Levada do Rei e Vereda da Ponta de São Lourenço.
A partir de 1 de janeiro de 2025, a taxa irá abranger os mais de 30 percursos geridos pelo Governo da Madeira, que formam a rede de Percursos Pedestres Classificados da Madeira. O pagamento pode ser feito diretamente nos locais de visita ou através da plataforma Simplifica.
O valor, cobrado a todos os turistas maiores de 12 anos, é considerado “taxa de resíduos”, pelo que as verbas vão ser utilizadas na manutenção e limpeza dos percursos.
Há multas para quem não pagar a devida taxa, que podem chegar aos 50€.