“O Natal só começa quando Vigo se iluminar.” Quem o diz é o presidente do município, Abel Caballero, antes de voltar a receber centenas de peregrinos para um dos momentos mais esperados do ano: o dia em que a cidade galega se transforma num paraíso natalício, com 11,5 milhões de luzes LED distribuídas por 420 ruas.
A inauguração das luzes aconteceu este sábado, 16 de novembro, com mais de sete mil pessoas a marcar presença, muitas delas portuguesas. Foi por volta das 20 horas (horário espanhol, 19 horas em Portugal) que se ligou a árvore gigante com 44 metros de altura, a grande atração da quadra festiva. As imagens foram partilhadas nas redes sociais e são incríveis.
Como é habitual todos os anos, houve filas, filas e mais filas. Segundo o relato do jornal “La Voz de Galicia”, o acesso ao pinheiro pode ser comparado ao palco de um concerto dos grandes nomes da música. As pessoas tentaram encontrar os melhores lugares para conseguirem captar todos os detalhes nas fotografias.
As decorações começaram a ser instaladas a 30 de julho. Este ano, foram colocados mais de 800 mupis em várias cidades de todo o mundo para promover a celebração. Uma delas, “pela primeira vez”, foi Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.
Este ano, a grande novidade é um “bosque” ao redor da árvore de Natal gigante que, segundo o presidente, mede mais que a do ano passado. Ao todo, são oito pinheiros, cada um terá cerca de seis a oito metros de altura. A base vai ser equipada com elementos verdes para formar uma espécie de “floresta de Natal”.
No total, Vigo conta com 420 ruas enfeitadas com 11,5 milhões de luzes LED, 1300 arcos ornamentais e 2500 árvores iluminadas. Além disto, foram instaladas 15 figuras de luz 3D, com cerca de três metros de altura. “Planeámos o melhor Natal de sempre e, portanto, será o melhor que já se viu no planeta”, conclui Abel Caballero.
À semelhança das edições anteriores, Vigo conta ainda com a casa do Pai Natal na rua Policarpo Sanz, onde encontrará também uma caixa de correio para colocar a lista de presentes. Outra iniciativa que também não falta nesta edição é o Mercado de Natal, este ano com 90 expositores a vender artesanato e comida.
Além disso, pode conhecer uma exposição dedicada ao mundo da personagem Harry Potter. A exibição tem mais de mil metros quadrados e pode ser visitada entre 22 de novembro e 12 de janeiro.
Não é sequer um fenómeno novo, já que, todos os anos, milhares de pessoas visitam Vigo para conhecer a cidade durante a época natalícia, em que está decorada com milhares de luzes. Já é conhecida pela atmosfera festiva.
Carregue na galeria para ver mais imagens das incríveis decorações de Natal em Vigo.