Viagens

Maior túnel combinado subaquático do mundo está a ser escavado no Mar Báltico

O Fehmarnbelt vai ligar a Alemanha e a Dinamarca. Irá incluir duas autoestradas e duas vias férreas.
É assim que vai ficar.

Puttgarden é uma pequena cidade na ilha alemã de Fehman, mas está na origem de uma das maiores infraestruturas da Europa. A partir da ligação deste bairro ao município de Rodby, na ilha dinamarquesa de Lolland, o tempo de viagem entre os dois países vai diminuir para 10 minutos de carro e sete minutos de comboio, em vez dos 45 minutos atuais.

A Alemanha e a Dinamarca vão ficar mais próximas graças ao Fehmarnbelt, o túnel ferroviário e rodoviário subaquático mais comprido do mundo. Com mais de 18 quilómetros de extensão, está a ser escavado 40 metros abaixo da linha da água do Mar Báltico. A travessia subterrânea deverá estar concluída até 2029, segundo as previsões para a finalização da obra.

O primeiro troço foi inaugurado a 17 de junho pelo rei Frederico X da Dinamarca. O momento aconteceu quatro anos após o início das obras, em 2020, após mais de uma década de planeamento. O investimento estimado é de 7 mil milhões de euros.

A infraestrutura vai combinar túneis para comboios e automóveis, construídos a partir de 89 secções de betão, que estão a ser unidos aos poucos. Cada uma tem 270 metros e pesam 73 mil toneladas. Quando estiver concluído, vai ser composto por duas autoestradas de via dupla, separadas por uma passagem de serviço, e duas vias férreas eletrificadas.

Trata-se de um projeto que pretende estimular o desenvolvimento regional, facilitando o transporte e o comércio entre as duas zonas. A ligação direta pretende não só reduzir o tempo de viagem, mas também os custos logísticos na deslocação entre a Escandinávia e o resto da Europa.

O poço de escavação no lado alemão.

“Atualmente, muitas pessoas voam entre as duas cidades, mas no futuro será melhor apanhar o comboio”, afirmou o diretor técnico da empresa Femern A/S, citado pela CNN. A mesma viagem de carro será cerca de uma hora mais rápida do que quando se apanha um avião.

As melhorias são percetíveis na deslocação entre Copenhaga, na Dinamarca, e Hamburgo, na Alemanha. Se, atualmente, a ligação demora cerca de quatro horas e meia, quando o túnel estiver concluído, o tempo de viagem será reduzido em duas horas, tornando-o uma alternativa ao avião para o transporte de mercadorias.

Neste momento, a ligação entre a península escandinava e a Alemanha, através da Dinamarca, pode ser feita por ferry através do Fehmarnbelt ou por uma rota mais longa, atravessando as pontes entre as ilhas da Zelândia, em Funen, e a península da Jutlândia.

Embora o Túnel da Mancha, que liga Inglaterra e França, tenha 50 quilómetros de extensão, foi escavado com recurso a perfuradoras. Como nem todas as secções foram construídas com perfuradoras submersas durante a montagem, o Fehmarnbelt é considerado o maior túnel combinado (ferroviário e rodoviário) do mundo.

Assim vai ser a estrada.

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