Viagens

Mais de um terço da plataforma de gelo da Antártida está em risco de colapso

O aquecimento global, em valores tidos como possíveis de acontecer este século, traz sérios riscos.
A situação é preocupante.

Mais de um terço da área da plataforma de gelo da Antártida está em risco de colapso se as temperaturas subirem quatro graus Celsius acima dos níveis pré-industriais. O estudo que o aponta é da Universidade de Reading, em Inglaterra e foi publicado na revista Geophysical Research Letters e citado pela agência Lusa.

De acordo com a investigação, a limitação do o aumento da temperatura a 2 graus C em vez de 4 graus reduziria para metade a área em risco e evitaria potencialmente uma subida significativa do nível do mar.

Em comunicado, a Universidade de Reading sublinha que o estudo conclui que 34 por cento de todas as plataformas de gelo da Antártida, o equivalente a cerca de meio milhão de quilómetros quadrados, incluindo 67 por cento da área das plataformas de gelo na Península Antártica, estariam em risco de desestabilização sob um aquecimento de 4 graus.

Segundo a mesma investigação, a vulnerabilidade da plataforma de gelo a este processo de fratura foi calculada para subidas da temperatura global de 1,5 graus, 2 graus e 4 graus, cenários tidos como “todos possíveis neste século”, realça a Universidade de Reading.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT