As taxas turísticas já foram implementadas em destinos como Tailândia ou Veneza. Em Portugal o mesmo já aconteceu, por exemplo, em Óbidos ou nas Berlengas. Agora, há uma mais cidade que vai começar a cobrar a todos aqueles que lá pernoitarem. Manchester será a primeira localidade do Reino Unido a cobrar esta taxa.
A medida foi oficializada esta terça-feira, 28 de março, e entrará em vigor já a 1 de abril e será aplicada a todos aqueles que passarem uma noite num apartamento, hotel ou guesthouse no centro da cidade. Vai ter um custo de uma libra, o que equivale a cerca de 1,14€.
O valor arrecadados será depois investido na cultura e turismo da região, nomeadamente na realização de eventos e festivais. Parte da verba será usada para manter as ruas limpas. Em 2022, 80 por cento dos gestores de hotelaria mostraram ser a favor desta medida, mostrando que o medo que este medida afaste os turistas é quase inexistente.
Manchester é a terceira cidade mais visitada no Reino Unido, ficando apenas atrás de Londres e Edimburgo. Anualmente, recebe cerca de um milhão de visitantes estrangeiros. O turismo rende à cidade cerca de 7,5 mil milhões de libras (ou 8,5 mil milhões de euros) por ano.