Daqui a uns meses, entre compras na Broadway Street, passeios no Central Park, visitas ao Empire State Building ou selfies em Times Square, tem mais uma coisa para fazer numa das cidades mais incríveis do mundo: ir à praia. E não estamos a falar de Coney Island, a icónica praia de oceano que consegue aceder por metropolitano (e que também vale a pena conhecer). Estamos a falar da primeira praia pública que vai ser inaugurada em Manhattan.
Neste verão, a empresa que trouxe aos nova-iorquinos o High Line, um parque urbano suspenso construído sobre uma antiga linha ferroviária de Nova Iorque, vai oferecer à cidade um novo retiro à beira do rio — tornando-se na primeira e única praia pública do bairro.
“As pessoas querem um lugar para deitar e tirar a camisa, e é isso que vão ter aqui”, disse a empresa responsável pelo projeto, James Corner Field Operations, ao “Daily Beast”. O espaço para apanhar banhos de sol foi anunciado pela primeira vez em 2019 e devia ter sido inaugurado em 2022, mas este será o primeiro verão em que estará aberto ao público.
Apesar de Manhattan ser uma ilha, nunca teve uma única praia. Situada no Meatpacking District — uma das áreas mais emergentes da cidade nas últimas décadas —, é no incrível Hudson River Park, um mega parque junto ao rio Hudson nesta zona alta da cidade, que vai nascer um gigante espaço verde em aproveitamento (e reformulação) de uma península, a Gansevoort Península.
Contudo, os visitantes só vão poder tomar banhos de sol, uma vez que não será permitido mergulhar na praia. “O rio Hudson fez um enorme progresso em termos de saúde que a lei da Água Limpa foi aprovada na década de 1970, mas isto não foi projetado como uma praia para nadar”, disse Noreen Doyle, do Hudson River Park Trust.
Além do areal, o espaço terá uma instalação de arte pública chamada “Day’s End”, um campo de atletismo, um pântano salgado, uma lancha para caiaques e pequenos barcos, zonas de descanso, áreas para os miúdos brincarem e um passeio arborizado. A praia vai ficar localizada no final da Little West 12th Street, no West Village, que funcionava como estacionamento para o departamento de saneamento da cidade.
