Viagens

Morte de mais de 1.400 golfinhos nas Ilhas Faroé num só dia gera indignação global

Poderá ser uma captura recorde, numa tradição que já é criticada por grande parte do mundo.
Os golfinhos.

A prática da caça de golfinhos nas Ilhas Faroé voltou a ser criticada, depois de se estimar que num só dia tenham sido mortos mais de 1.400 destes mamíferos: uma captura recorde.

Conhecida como grind (ou Grindadrap em feroês), a caça de mamíferos marinhos, principalmente baleias e golfinhos é uma tradição praticada há centenas de anos nas remotas Ilhas autónomas na Dinamarca. A tradição tem centenas de anos: os caçadores atraem os animais, encurralam-nos e matam-nos em massa.

Atualmente os próprios faroenses estão divididos mas muitos incentivam os media e as ONG a respeitar a sua cultura tradicional da ilha, onde a pesca mantém um lugar central e toda a carne de baleia serve para alimentação. 

No entanto, entidades de todo o mundo, como a Sea Shepherd, defendem que a prática, que matou milhares baleias e golfinhos na última década, é insustentável e ‘bárbara’, ou um massacre cruel e desnecessário.

Segundo a “BBC“. desta feita o grupo de golfinhos-de-faces-brancas foi levado para o maior fiorde do território do Atlântico Norte no domingo.

Os barcos conduziram-nos a águas rasas na praia Skalabotnur em Eysturoy, onde foram mortos com facas. As imagens da caça mostram golfinhos em águas vermelhas de sangue enquanto centenas de pessoas assistem da praia.

Além dos ativistas, desta vez escala do evento na praia de Skalabotnur chocou muitos moradores, associações de todo o mundo e até atraiu críticas de grupos normalmente envolvidos na prática, pelo ato em si e pela dimensão que atingiu.

Isto porque todos os anos são capturadas em média 600 baleias no território e consideravelmente menos golfinhos, sendo inédita uma captura desta dimensão. “Foi um grande erro”, admitiu o presidente da Associação de Baleeiros das Ilhas Faroé, Olavur Sjurdarberg à BBC, ressalvando no entanto que a caça é legal.

 

 

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT