Muitos já percorreram ou sonham percorrem a mítica Estrada Nacional 2 (EN2), que liga o País de norte a sul, de carro ou de mota. Outros, mais ambiciosos, decidiram fazer a viagem entre Chaves e Faro num trator agrícola com mais de 40 anos.
Quando imaginamos o que poderá ter levado alguém a decidir fazê-lo é inevitável não supor, automaticamente, que se inspirou no icónico filme “Uma História Simples”, de David Lynch. A narrativa acompanha a viagem de Alvin Straight, interpretado por Richard Farnsworth, que decide ir visitar o irmão — que não vê há anos — e que vive noutro estado, a quase 500 quilómetros. Como Alvin não tem carta de condução, decide fazer-se à estrada num trator. A história da viagem na EN2 não é a sequela do filme de Lynch, mas podia ser.
O protagonista desta aventura chama-se Mário Isidoro — que ganhou a alcunha Homem do Trator —, tem 60 anos e é natural de Arruda dos Vinhos. Foi precisamente na vila que o viu nascer que começou a viagem de 1.500 quilómetros num trator agrícola. Foi a primeira vez que alguém se arriscou a fazê-lo.
“Quando era miúdo trabalhava com tratores. Tinha uns 15 ou 16 anos e fui aprendendo sozinho, numa altura em que tudo era diferente. Não havia Internet e aprendíamos tudo muito rápido. [Conduzir um trator] é como andar de bicicleta, não se esquece”, contou à NiT Mário Isidoro.
Atualmente é motorista de pesados e está habituado a passar várias horas ao volante. Porém, esta foi a primeira vez que conduziu um trator durante tanto tempo. Depois de percorrer duas vezes a Estrada Nacional 2 de mota, decidiu que queria voltar a repetir a experiência, mas de uma forma diferente.
“Já fiz várias vezes a EN2 e houve uma altura que pensei: se já a fiz tantas vezes, agora quero ir de trator porque é uma viatura que consegue fazer a nacional toda”, recorda. A ideia surgiu há cerca de três anos, mas foi obrigado a adiar a viagem por causa da pandemia. As publicações e partilhas relativas à epopeia de Mário somam milhares de gostos e comentários Facebook.
Com duas placas sinaléticas, uma a dizer Chaves e outra Faro, a antiga máquina Deutz-Fahr 4006 dos anos 70, que não passa despercebida a ninguém, foi facultada ao motorista de pesados por uma empresa que confiou a 100 por cento neste desafio. Sentado num trator agrícola de 1978, Mário partiu de Arruda dos Vinhos no dia 26 de maio, quinta-feira, em direção a Chaves, e terminou a incrível viagem pela mítica EN2, com uma pequena passagem pela EN17, 13 dias depois.
Por ser uma viagem irregular, sem saber ao certo onde iria terminar o dia, Mário não reservou alojamentos. Levou consigo uma tenda de campismo, onde dormiu duas vezes. As restantes noites foram passadas em hotéis.
A aventura desenrolou-se grandes percalços, exceto quando perdeu o telemóvel. A situação resolveu-se rapidamente porque muitos sabiam quem era o Homem do Trator e aparelho foi-lhe entregue a tempo de seguir viagem, que fez “sem qualquer mapa ou gps”, guiando-se apenas por uma bússola.
Quando falou com a NiT, ainda estava na estrada e contou: “Ainda ninguém me apitou, às vezes mando os carros passar. Tenho usado mais estradas secundárias que não têm tanto tráfego. Como sou motorista tenho noção de quais são as melhores estradas”, sublinhou.
Como já tinha o passaporte da Rota da Estrada Nacional 2 carimbado pelas viagens anteriores, Mário criou o seu próprio diário de bordo especialmente para esta viagem de trator, para se recordar de todos os sítios por que passou.
Percorreu, em média, 170 quilómetros por dia e passou por locais como Sertã, Vila de Rei, Vila Pouca de Aguiar, Castro Verde, Abrantes, Montargil e Sardoal. A uma velocidade entre os 25 e os 30 quilómetros por hora, conseguiu chegar a Faro no sábado, dia 4, por volta das 17h30, e foi recebido em festa — como foi acontecendo em todos os sítios onde estacionou o famoso trator.
“É tudo malta porreira, passei por muitas cidades e vilas e sinceramente não contava com tanto apoio”, revelou. A viagem contou com o patrocínio de “Abolsamia”, uma revista de maquinaria agrícola, que foi partilhando fotografias e o percurso de Mário Isidoro no Facebook, para que todos soubessem onde o poderiam encontrar.
Faltavam cerca de 150 quilómetros para regressar ao ponto de partida quando falou com a NiT e não quis prever o dia exato do fim da aventura: “com um trator é complicado porque anda a 25 quilómetros por hora”.
A chegada ao ponto de partida, o chafariz de Arruda dos Vinhos, aconteceu na passada quarta-feira, 8 de junho. No fim da viagem que entrou para a história, Mário “não escondeu a emoção e o contentamento pelo feito alcançado”, revelou o patrocinador.
Missão cumprida! Mário Isidoro chegou ao Chafariz de Arruda dos Vinhos às 17h30 depois de uma epopeia que durou 13 dias…
Posted by abolsamia on Tuesday, June 7, 2022
De seguida, carregue na galeria para ver algumas das fotografias desta aventura.