Viagens

Mercado de Natal mais antigo do mundo começou há 600 anos e só vendia carne

Primeira edição remonta a 1434. Tornou-se uma tradição em Dresden (na Alemanha) e é uma visita obrigatória nesta época do ano.
Continua a ser incrível.

Todos os anos, em dezembro (ou até antes), os mercados de Natal invadem as praças de cidades por toda a Europa. As ruas são inundadas por luzes de todas as cores, as músicas típicas da época tocam em todas as esquinas e as lojas ganham novas decorações. 

A Alemanha é dos países que leva esta tradição bem a sério. Afinal, foi lá que tudo começou. Há quem diga, até, que preservar esta prática cultural nos centros antigos das cidades é tão importante quanto fortalecer as catedrais medievais ou proteger as antigas ruínas. Cada celebração conta uma história de adaptação às mudanças políticas e aos costumes ao longo dos séculos.

É impossível falar destes mercados germânicos sem mencionar o de Dresden, o mais antigo do mundo — a cidade é considerada, por isso mesmo, a capital do Natal. O Striezelmarkt, como se chama, abriu pela primeira vez a 24 de dezembro de 1434, a pedido de Frederico II, eleitor da Saxónia, que quis conceder este evento extraordinário e inédito ao povo.

Com meia dúzia de barracas, durou apenas um dia e ali não se venderam presentes nem decorações como hoje acontece. Os moradores deslocaram-se à praça central da cidade para comprarem carne (de aves e outros animais) para prepararem a ceia de Natal, após o tradicional período de jejum do advento.


Com o passar do tempo, a oferta multiplicou-se em quantidade e variedade. Um desses “novos” produtos acabou por dar o nome ao mercado: o striezel (agora conhecido como stollen), um pão tradicional de Natal, feito com nozes, especiarias e frutas secas ou cristalizadas, coberto com açúcar em pó.

A tradição começou de forma humilde, mas foi crescendo nos 589 anos seguintes. Agora, tem centenas bancas, carrosséis e árvores iluminadas por toda a parte. O cenário atrai atualmente cerca de dois milhões de visitantes a Dresden (que fica a 200 quilómetros de Berlim).

A magia acontece na Altmark, uma grande praça rodeada por prédios clássicos e antigos, no centro histórico da cidade. Um dos destaques do recinto é a pirâmide de Natal gigante, com 14 metros (e a mais alta do mundo). A famosa estrutura de madeira é composta por vários degraus cheios de figuras alusivas à época: e o calor das velas faz com que as camadas girem até ao topo.

Além de tirar fotografias a todos os incríveis pormenores incríveis, também pode comprar artesanato e decorações natalícias feitas de madeira, o material típico desta região. Dresden fica a 125 quilómetros das montanhas de Ore, em Erzgebirge, onde foram descobertas jazidas de prata e o estanho por volta de 1168. Os mineiros que lá trabalhavam acabaram por perder os empregos devido à Revolta dos Camponeses (1524-1525) e tiveram de arranjar uma nova forma de ganhar dinheiro: passaram a dedicar-se à escultura em madeira.

Outra tradição proveniente da história mineira é o famoso arco, instalado no centro da praça. Originalmente de metal, começou a ser construído em madeira e, assim como a pirâmide, exibe velas e figuras. Isto porque, segundo a história local, os trabalhadores penduravam as velas na entrada da mina, na véspera de Natal.

Qualquer passeio pelo mercado fica incompleto sem experimentar a famosa salsicha alemã e o vinho quente típico da região. Não são apenas as barracas cheias de comida e presentes que contribuem para o encanto festivo da cidade. Em homenagem à rica herança musical de Dresden, a igreja Kreuzkirche torna-se palco de apresentações noturnas durante toda a época do advento.

Para os mais novos, o Striezelmartk tem uma roda-gigante, um carrossel e um comboio, além de uma série de atividades especiais para os miúdos, que podem aprender a fazer bolachas de Natal, assistir a filmes ou a teatros de marionetas.

Na 589.ª edição, a tradição volta ao centro histórico já a partir de 29 de novembro, e ficará por lá até 24 de dezembro. Funciona todos os dias, das 10 às 21 horas.

Como lá chegar

Para visitar o mercado de Natal mais antigo do mundo, só precisa de voar até ao aeroporto de Dresden. Encontra bilhetes de ida e volta, com partida de Lisboa, desde 139€. Assim que aterrar, só precisa de apanhar o comboio até ao centro da cidade, que dura cerca de 20 minutos.

A seguir, carregue na galeria para ver as incríveis imagens do mais antigo mercado de Natal do mundo.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT