Dentro do turismo, foram certamente um dos setores mais afetados pela pandemia. As viagens de cruzeiros, associadas no início desta crise sanitária mundial a relatos de diversos infetados em alguns navios, estão de volta mas não querem arriscar: as medidas são mais apertadas do que nunca, para garantir um regresso em segurança, mesmo com a subida de casos um pouco por todo o mundo.
Esta semana, a MSC Cruzeiros anunciou que todos os seus passageiros para a temporada de inverno, em toda a frota, devem estar totalmente vacinados contra a Covid-19 e também fazer um teste antes da data de embarque do seu cruzeiro.
As medidas já estão em vigor para todos os itinerários da companhia noutras regiões e agora também foram adicionadas a todos os cruzeiros no Mediterrâneo estendendo-se, assim, aos passageiros com reservas no MSC Grandiosa e no MSC Fantasia.
Assim, segundo informações da empresa, todos os passageiros que vão viajar a partir de 4 de dezembro, em qualquer um dos itinerários de inverno a bordo dos dois navios que operam no Mediterrâneo, também precisarão de estar totalmente vacinados. Os passageiros são considerados vacinados se tiverem recebido o conjunto completo de inoculações mais de 14 dias antes do início das suas férias no mar.
Além disso, todos passageiros também deverão realizar um teste nas 48 horas que antecedem o horário de partida do navio.
As medidas aplicam-se a viajantes com 12 anos ou mais e afinam as normas de saúde e segurança introduzidas pela MSC Cruzeiros no verão de 2020. Estas já incluem um teste adicional no embarque, bem como outras medidas durante a navegação, todas planeadas para oferecer a todos os passageiros e tripulantes “o nível máximo de protecão da sua saúde e segurança”.
Segundo Gianni Onorato, CEO da empresa, o protocolo de saúde da companhia tem “liderado o setor”, com uma abordagem que “tranquilizou os passageiros, a tripulação e os destinos que visitámos com os nossos navios”, garante.
Com alguns países da Europa a registarem um aumento nas taxas de infeção, são introduzidas novas medidas para endereçar a situação. Qualquer passageiro que não esteja totalmente vacinado a tempo da data de partida pode optar por adiar as suas férias para uma data posterior, ou pedir um reembolso.
Recorde-se que, este inverno, o MSC Grandiosa estará a realizar cruzeiros de 7 noites com partida de Barcelona, e com escala em Marselha, Génova, Civitavecchia, Palermo e Valetta antes de regressar ao seu porto de embarque em Espanha.
O MSC Fantasia oferecerá um itinerário de 7 noites com escala em Génova, Itália para La Spezia, Nápoles, Palma de Maiorca, Barcelona e Marselha. Todas as informações, detalhes e bilhetes estão na página da companhia.