Viagens

Profissionais de saúde e familiares têm desconto de 50% nos cruzeiros MSC

A maior operadora privada de cruzeiros do mundo lançou uma campanha inédita para agradecer aos combatentes da pandemia.
Para um merecido descanso.

Médicos, enfermeiros, farmacêuticos, trabalhadores de laboratórios de investigação, todos os que são profissionais de saúde, a todos os níveis, na linha da frente ou em backoffice. Quando nos queixamos de que 2020 está a ser um ano difícil, lembramo-nos que são eles que estão todos os dias a lutar pela saúde e pelo bem-estar do maior número de pessoas possível, de forma incansável e altruista, pela resolução de uma crise mundial sem precedentes. Quando a pandemia acalmar, será a vez de descansarem e viverem momentos perfeitos. E a maior companhia privada de cruzeiros do mundo quer que o façam de forma épica.

Esta quinta-feira, 27 de agosto, a MSC Cruzeiros anunciou o lançamento de uma campanha inédita: um programa de tarifas de cruzeiro especiais, com descontos aplicáveis a todos os profissionais de saúde na linha de frente e backoffice em todo o mundo até ao final de 2021, como forma de agradecimento pela sua contribuição no combate à pandemia global; e de lhes dar a conhecer que, “quando estiverem prontos”, podem desfrutar de umas merecidas férias com as suas famílias.

O programa de tarifas de cruzeiro especial ‘obrigado’ para profissionais de saúde e para os seus familiares próximos estará disponível para venda a partir de segunda-feira, dia 31 de agosto, e aplica-se a todos os itinerários da MSC Cruzeiros com qualquer duração até ao final de 2021. Isto inclui todos os cruzeiros que partem até 31 de dezembro de 2021, desde que a reserva seja efetuada até 30 de abril de 2021.

A tarifa especial por camarote resultará num desconto que pode ser superior a 50% sobre as tarifas regulares de cruzeiro e estará disponível para profissionais de saúde para reservas nas Agências de Viagens. Além disso, o programa incluirá uma série de atividades a bordo.

“Como uma companhia familiar, acreditamos que é correto e apropriado encontrar uma forma de expressar o nosso mais sincero obrigado a cada um dos profissionais de saúde em todo o mundo – bem como às suas famílias — pela sua incansável e altruísta dedicação, pelo seu profissionalismo e coragem no combate à actual pandemia mundial”, explica Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruises. 

“Estamos ansiosos por recebê-los a bordo assim que estejam prontos para umas imensamente merecidas férias. E o seu feedback para aperfeiçoar ainda mais o nosso protocolo será igualmente bem recebido, uma vez que o vão testemunhar em primeira mão enquanto estiverem a bordo.”

Recorde-se que a MSC Cruzeiros suspendeu as suas operações a meio de março, devido à pandemia global e retomou os cruzeiros no dia 16 de agosto, quando o MSC Grandiosa partiu do porto italiano de Génova para o seu primeiro cruzeiro de sete noites com escalas em Civitavecchia, Nápoles, Palermo, na Sicília e Valletta, em Malta, antes de regressar ao seu porto de embarque, em Génova.

As novas regras dos cruzeiros

O navio está agora a meio do seu seguinte cruzeiro de sete noites pelo mesmo itinerário no Mediterrâneo Ocidental. Como a NiT noticiou então, muito vai mudar neste regresso à normalidade das viagens pelos mares. Agora, todos os hóspedes e membros da tripulação passam por uma ampla avaliação médica antes de embarcar no navio, que inclui testes universais para todos os passageiros e tripulantes, bem como apenas excursões protegidas em terra em cada porto de escala.

Logo no embarque fez-se sentir aquele será o admirável mundo novo de um setor que procura relançar-se, evitando surtos a bordo. As entradas são diferentes, de acordo com o novo e minucioso protocolo de Saúde e Segurança da companhia. Os primeiros hóspedes chegaram ao terminal de acordo com os horários indicados individualmente, e seguindo os novos procedimentos de triagem universal, que inclui medição da temperatura, exame médico de questionário de saúde e testagem por zaragatoa à Covid-19, para todos os passageiros, antes de poderem sequer entrar.

Após concluírem estas etapas e receberem os resultados do teste no terminal, os passageiros aptos para viajar, embarcaram no navio de acordo com os novos procedimentos de saúde e segurança, que incluem a higienização da bagagem de mão e de porão.

Depois continuam as novidades, que acabam por afetar até o funcionamento do navio e a vivência das férias. Segundo a companhia, agora todos os hóspedes recebem uma pulseira MSC for Me gratuita, que disponibiliza uma grande variedade de opções sem contacto físico enquanto estão a bordo, tais como abrir o camarote ou realizar pagamentos. Além disso, esta ajudará a facilitar a proximidade e rastreamento, caso seja necessário.

Em simultâneo, todos os membros da tripulação passaram, nas últimas semanas por medidas de rastreamento de saúde igualmente rigorosas, que incluíram três testes Covid-19 em várias fases, bem como um período de isolamento antes de iniciarem as suas funções. Cada membro da tripulação passa a ser testado regularmente e a sua saúde monitorizada.

Ao longo do itinerário do navio, os hóspedes podem desembarcar para conhecer os diferentes portos mas apenas como parte de uma excursão em terra da MSC Cruzeiros para usufruir dos diferentes portos de escala com um nível adicional de protecção, de modo a que sua experiência em terra esteja alinhada com os elevados padrões de saúde e segurança a bordo. 

Além disso, nesta fase inicial de regresso às operações, os dois navios da MSC Cruzeiros a operar no Mediterrâneo durante este Verão – o segundo será o MSC Magnifica no Mediterrâneo Oriental —irão inicialmente receber passageiros apenas residentes nos países Schengen. Os itinerários são novos e foram criados de acordo com a acessibilidade dos portos, reduzindo, onde possível, a necessidade de os passageiros usarem transportes públicos ou voos, tendo sido planeados em conjunto com as autoridades.

Mas há mais: uma vez a bordo, dependendo dos resultados do rastreio e de acordo com o histórico médico e de viagens do passageiro, um segundo rastreio ou teste de saúde será necessário durante a viagem. E claro, dentro do navio há novos critérios de limpeza e higienização com introdução de diferentes métodos de limpeza e a utilização de desinfetante próprio para hospitais.

Até o ar terá de ser seguro: será feito um saneamento do ar a bordo com tecnologia de luzes UV-C altamente eficaz que desinfeta o ar, matando cerca de 99,97% dos micróbios.

Num navio onde o convívio costumava ser parte da experiência, o distanciamento social será possível através da redução da capacidade dos passageiros a bordo, permitindo mais espaço para os passageiros, aproximadamente 10 metros quadrados por pessoa, baseado numa capacidade geral de 70%.

A capacidade das áreas será reduzida, as atividades adaptadas para permitir grupos mais reduzidos e os hóspedes deverão reservar antecipadamente todos os serviços e atividades de forma a gerir o número de participantes. Quando o distanciamento social não for possível em espaços públicos, como nos elevadores, será pedido aos passageiros que utilizem uma máscara facial. As máscaras serão disponibilizadas diariamente no camarote e oferecidas pelo navio.

Em termos médicos, há também serviços melhorados: com tripulação qualificada e treinada, o equipamento necessário para testar, avaliar e tratar pacientes suspeitos de contraírem o vírus e a disponibilidade de tratamento gratuito no centro médico de bordo para qualquer passageiro com sintomas. Camarotes especificamente isolados para o efeito passam a estar disponíveis para assegurar o isolamento, de quaisquer casos suspeitos ou contactos próximos.

Se um caso suspeito for identificado, um plano de resposta a contingências será activado, em colaboração próxima com as autoridades nacionais de saúde. O caso específico e contactos próximos seguirão as medidas de isolamento e poderão ter de desembarcar de acordo com os regulamentos locais e nacionais.  

Os profissionais de saúde podem saber mais sobre o novo programa de tarifas de cruzeiro com desconto no site da MSC Cruzeiros, a partir de segunda-feira, 31 de agosto.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT