Viagens

Vai nascer um museu semi-submerso para observação de baleias na Noruega

Vai ser possível observar a passagem migratória de baleias no edifício camuflado.
Abre em 2022.

Já foram reveladas as primeiras fotografias do The Wale, o museu norueguês que será inaugurado em 2022, em Andenes, no Norte da Noruega. O espaço com formato de uma colina vai-se dedicar à observação de baleias.

“É como se um gigante tivesse levantado uma fina camada da crosta terrestre e criado uma cavidade por baixo”, diz Dorte Mandrup, directora criativa do estúdio responsável por este projeto.

Vai ficar assim.

O espaço terá 4500 metros quadrados e será semi-submerso, com paredes em vidro. O telhado será coberto por pedras e musgo e servirá também como miradouro nesta zona de passagem de baleias-anãs.

O The Whale terá escritórios, uma loja, um café e um espaço que irá receber várias exposições, sempre relacionadas com baleias. Andenes é um dos melhores lugares do mundo para observar estes mamíferos.

O projeto faz parte de uma tentativa de “aumento do conhecimento sobre as baleias e a preservação da vida marinha” e será um “marco arquitectónico numa paisagem já de si extraordinária”, refere Dorte Mandrup ao “Dezeen”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT