A NASA divulgou esta sexta-feira, 3 de abril, duas novas imagens do planeta Terra em alta resolução, captadas pela nave espacial Orion, enquadrada na missão Artemis II. Trata-se da primeira viagem à volta da Lua em mais de 50 anos, após a chegada da Apollo, em 1969.
Nas fotografias, partilhadas através do Instagram da agência norte-americana, é possível ver continentes, nuvens e o oceano em cores vibrantes. Uma aurora boreal verde também pode ser observada perto de ambos os polos do globo. Uma delas mostra ainda o interior do módulo especial.
A descolagem aconteceu esta quarta-feira, dia 1, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, Estados Unidos da América, depois de ter sido adiada três vezes. No dia seguinte, a tripulação alterou a rota e encontra-se agora em direção à Lua, que também pode ser observada nos novos registos.
A viagem, feita na nave Orion, terá a duração de 10 dias. Ao todo, vai levar quatro astronautas: os norte-americanos Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e o canadiano Jeremy Hansen, representando a primeira vez que uma mulher e uma pessoa negra realizam uma missão lunar.
O objetivo desta missão passa por verificar se o foguete e a nave espacial estão em bom estado de funcionamento, para que se possa realizar um voo de retorno (e pouso) na Lua em 2028. Desta vez, os astronautas não irão andar no solo lunar.
Leia também o artigo da NiT sobre a alimentação dos astronautas numa missão de 10 dias à Lua.
Ver esta publicação no Instagram

LET'S ROCK







