Viagens

Ninguém aterra ou descola. Aeroporto do Porto encerrado esta terça-feira

A pista está a ser alvo de obras de reabilitação que representam um investimento de 50 milhões de euros.
Obras obrigam a encerramento do aeroporto por um dia.

Esta terça-feira, 10 de setembro, será um dia anormal no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia. Nenhum avião vai descolar ou aterrar devido a obras na pista. Os trabalhos, que tiveram início em junho deste ano, estão programados para prolongar-se por 19 meses, com conclusão prevista para o início de 2026.

As intervenções têm decorrido entre a meia-noite e as seis da manhã, de modo a minimizar o impacto nas operações aéreas. No entanto, será necessária uma interrupção total das atividades aeroportuárias durante 24 horas para dar continuidade às manutenções. Segundo a Aeroportos de Portugal (ANA), espera-se que esta seja a única paragem prolongada durante todo o período de obras.

O plano de reabilitação inclui a repavimentação total da pista, o que implica o reforço estrutural e ajustes geométricos da mesma. Além disso, a linha de aproximação será modernizada com a substituição do sistema de iluminação, que passará a incluir 1.300 luzes LED. A renovação representa um investimento de 50 milhões de euros.

A escolha da data para a paragem do aeroporto foi realizada há vários meses, tendo em conta as probabilidades de condições meteorológicas favoráveis, pois o progresso das obras é inviável em dias de chuva, explicou o diretor-executivo da ANA, Thierry Ligonnière, ao “Jornal de Notícias”.

Segundo o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, a intervenção no aeroporto Francisco Sá Carneiro representa apenas o início de uma série de transformações no setor aeroportuário nacional. Antes do início dos trabalhos na pista, a ANA garantiu que se tratava de “um investimento em qualidade, segurança e desempenho ambiental”.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT