viagens

Sabe que nome de país significa “Terra do Dragão do Trovão”? E a palavra Portugal?

Dinamarca significa, literalmente, "Terra dos guerreiros" e Finlândia quer simplesmente dizer "terra", mas há muitos outros países cujos nomes têm significados invulgares.

É muito provável que nunca tenha tido uma discussão sobre o significado dos nomes de cada país. A não ser que seja um verdadeiro fanático de etimologia e já saiba tudo o que quer dizer o nome de cada país em todo o mundo, nomeadamente, o da Macedónia. Mas para todos aqueles que não passaram anos com a cabeça enfiada no meio de livros a tentar perceber o que está por trás do nome de cada país, já existe um mapa que dá todas as respostas. 

O mapa foi divulgado pelo site norte-americano Credit Card Compare, mas toda a pesquisa partiu da CIA (Central Intelligence Agency), em conjunto com a Oxford Dictionaries, que recorreram à etimologia — a ciência que estuda a origem das palavras — para chegarem ao significado do nome de cada nação e até de algumas regiões do mundo. 

Para entender o significado de cada um dos nomes, foi necessário procurar como se escrevia na língua antiga, para depois analisar o seu sentido etimológico, tendo também em consideração as origens históricas e culturais de cada país.

Se sempre se questionou acerca do nome de Portugal, a resposta é simples: porto quente. A palavra tem origem no latim “portus cale”, que significa, à letra “porto quente”, e que se refere à zona onde os Romanos se enraizaram, à qual hoje chamamos Porto.

Já Espanha não se chama “terra de nuestros hermanos”, mas sim “terra de muitos coelhos”. O nome foi dado pelos Cartagineses, quando passaram pela Península Ibérica, que o Romanos também adotaram. 

Há países com nomes invulgares, como é o caso do Butão, ou será que lhe devemos chamar “Terra do Dragão do Trovão”? Se viajar até à Dinamarca, pode sempre dizer aos seus amigos que vai à Terra dos Guerreiros. Por outro lado, se voar até ao Canadá, tire uma foto para o Instagram e diga que chegou à Aldeia, é esse o verdadeiro significado do nome do país. 

Existem outros países cujos nomes se relacionam diretamente com o processo de colonização. Colombia é, nada mais nada menos, do que a Terra de Colombo. Já Papua Nova-Guiné tem um nome mais peculiar, que significa “Homem de Cabelo Frisado”. Segundo escreve a CIA, a explorador Ynigo Ortiz de Retez utilizou o termo em 1545, para se referir à aparência dos nativos que encontrou nesta região, que dizia assemelharem-se aos da costa guineense, em África.

Carregue na imagem para conhecer o mapa completo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT